Estudante do Campus Cuiabá Octayde é ouro em Olimpíada de Química

Publicado por: Campus Cuiabá / 18 de Dezembro de 2023 às 18:33

Na última sexta-feira, dia 15 de dezembro, aconteceu a solenidade de premiação do Programa Nacional das Olimpíadas de Química, realizada pela Associação Brasileira de Química, no Auditório Prof. João Barbuíno Curvo Neto, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A cerimônia reuniu estudantes de diferentes escolas mato-grossenses, públicas e privadas. Com medalhas e menções honrosas na Olimpíada Seletiva Unificada (OMQ), Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr), Olimpíada Nacional Feminina de Química (Quimeninas) e Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) foi muito bem representado pelos estudantes Maxwell Caciano da Silva, Flávia Luiza Magalhães e Vinícius Santos, acompanhados da professora do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva Dirce Arruda.

O aluno Vinícius Santos, do 1º ano do Campus São Vicente do centro de referência de Jaciara, que ficou na segunda colocação na OMQ e aproveitou para agradecer todo apoio. “É uma satisfação muito grande! Agradeço toda a minha família que me incentivou, meus professores e colegas. Foi uma honra ter recebido essa medalha de prata e eu espero ano que vem estar novamente, quem sabe recebendo a medalha de ouro”.

Para Flávia Luiza Magalhães, do 3º ano do Campus São Vicente, o resultado foi uma surpresa muito positiva. “Eu nunca tinha participado da Olimpíada antes, participei apenas esse ano e fiquei contente quando recebi a notícia que tinha passado, porque, apesar de ter feito a prova com muita atenção, não esperava ganhar alguma coisa. Eu desejo que os próximos estudantes dos anos que vierem continuem aí dando orgulho pra gente, já que eu estou indo embora”, afirmou.

Maxwell, que já é "figurinha carimbada" em premiações por ter recebido várias medalhas representando o Campus Cuiabá Octayde, ressalta que cada experiência é especial e única e, desta vez, não poderia ser diferente, pois conquistou prata na ONC e ouro na OBQ. “É muito gratificante subir no pódio com o uniforme do Instituto para poder receber mais essas medalhas, é bom saber que as centenas de horas de dedicação foram recompensadas”.

O estudante disse ainda sobre o papel que a professora Dirce desempenhou neste resultado. “A minha principal área é a física, mas a forma como ela ministra suas aulas ajudou a despertar o meu interesse pela Química. Acredito que uma das principais características de um bom professor é amar o que faz, e tenho certeza que ela possui esta característica”.