Yasmim e Daniel serão os representantes dos discentes do IFMT na 9ª Legislatura. Eles terão a vivência da diplomação, posse e exercício do mandato na Assembleia Legislativa de MT
A estudante Yasmim Vitória Souza Dias foi eleita para a 9ª Legislatura do Programa Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A participação na votação para uma das 24 cadeiras do projeto foi ideia de uma amiga e a estudante decidiu aproveitar a oportunidade: lançou a candidatura e buscou apoio da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Mato Grosso, em especial dos colegas do Campus Cuiabá - Cel.Octayde Jorge da Silva. Ela está finalizando o 1º ano do curso Técnico em Eletrotécnica e já é destaque como líder da turma.
“Pretendo acompanhar as discussões e fazer propostas para melhoria do transporte público e da educação gratuita. Outra questão é sobre o uso de celular nas escolas, um assunto que precisamos tratar com muita atenção”, disse a parlamentar jovem Yasmim.
O estudante Daniel Piter Rodrigues Wolinger, do curso Técnico em Química, do Campus Cuiabá - Bela Vista também foi eleito para o Parlamento Jovem. Daniel e Yasmim serão os representantes dos discentes do IFMT na 9ª Legislatura.
Treze meninos e 11 meninas de 20 escolas diferentes foram escolhidos por votação promovida no portal da Casa de Leis, com representantes de Cuiabá e de cidades do interior, como Rondonópolis. Yasmim destaca a importância de ser uma representante feminina no parlamento e mostrou-se surpresa ao constatar que apenas a Deputada Estadual Janaína Riva faz parte do parlamento. “Uma das etapas do mandato é acompanhar o dia a dia dos parlamentares e será uma experiência bem legal ver como funciona.”
Yasmim aproveitou para agradecer o apoio da família, amigos e colegas que contribuíram na votação online, finalizada no dia 9 de dezembro.
Sobre o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem tem por finalidade possibilitar aos alunos do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, matriculados nas escolas públicas ou particulares, a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar, junto à Assembleia Legislativa, com diplomação, posse e exercício do mandato. Entre as atividades dos parlamentares jovens também estão palestras sobre o funcionamento do legislativo e o papel do deputado, participação das sessões ordinárias, acompanhamento ocasional de deputado (a) em suas atividades parlamentares, desenvolvimento e apresentação de pelo menos um projeto de lei e visitas aos órgãos públicos do estado de Mato Grosso.