Mara Angélica Menin também foi estagiária e colaboradora do campus na Gerência de Manutenção e Logística (GML)
A trajetória de quatro anos no curso de Engenharia Elétrica do IFMT ganhou outras dimensões quando a estudante Mara Angélica Menin iniciou o período de estágio no prédio centenário do Campus Octayde e, posteriormente, atuou como colaboradora, até o fim da graduação. A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso no dia 20 de fevereiro agora representa uma data marcante para o campus: ela foi a primeira mulher a finalizar o curso de Engenharia Elétrica, em funcionamento desde 2020.
“Estudar e trabalhar no Campus Octayde foi uma das experiências mais marcantes da minha vida. Essa vivência foi enriquecedora, proporcionando um grande aprendizado. Ter a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula no próprio ambiente acadêmico foi uma experiência única, que contribuiu significativamente para minha formação profissional.”
Para o coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, professor Ruan Silva, a trajetória de Mara pode incentivar outras mulheres a escolherem o curso, que ainda possui baixa aderência do público feminino. “Mara também foi nossa aluna no curso de Tecnologia em Automação Industrial, mostrando o importante papel do IFMT na caminhada de muitos profissionais, principalmente na requalificação e permanência na instituição”, explicou.
O professor Matheus da Silveira, orientador do trabalho intitulado “Plano de Manutenção Elétrica Preventiva: Uma Proposta para as Instalações do Bloco B do IFMT - Campus Cuiabá”, destacou que o estudo apresentado por Mara contribui significativamente para a melhoria contínua das instalações elétricas do campus. “Ela aplicou as experiências adquiridas ao longo de mais de três anos como colaboradora no Setor de Engenharia Elétrica da Gerência de Manutenção e Logística (GML) do Campus Cuiabá e produziu um trabalho de grande relevância”, declarou o orientador. A banca de avaliação também teve como integrantes o professor Noel Flávio Costa Ferreira e a mestre Ana Tais Góes Freitas, engenheira do campus.
Mara Angélica explica que o trabalho apresenta a importância da manutenção elétrica preventiva para garantir segurança, durabilidade e funcionalidade das instalações. “Como parte do estudo, foi elaborado um plano de manutenção específico para o Bloco B, que tem a maior concentração das salas de aula do Campus. Esse prédio se destaca por ser o mais antigo do IFMT - Campus Cuiabá, o que exige um cuidado mais rigoroso para sua preservação. Suas instalações elétricas são aparentes, e grande parte da estrutura passou por readequações ao longo do tempo, o que reforça a necessidade de um planejamento para manter sua segurança e desempenho”, disse.
A futura engenheira pretende continuar os estudos para aprimorar sua atuação na área e está ansiosa pelos novos desafios. “Ser a primeira mulher a defender o TCC de Engenharia Elétrica do Campus Octayde é um marco muito importante e de grande responsabilidade. Espero que minha trajetória mostre que a Engenharia é um campo aberto para todos que têm interesse e disposição para aprender.”
Participaram da defesa do TCC estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação do IFMT; a Diretora de Ensino, professora Marli Walker; a Gerente de Ensino Superior, professora Hérida dos Reis; o chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e Automação (DEEA), professor Edelson Silva Duarte, e servidores do Gabinete e da Gerência de Manutenção e Logística.