Realizado nos dias 13 e 14 de março, o evento debateu os rumos para o ano de 2025, anunciou a criação de novas funções e ressaltou o programa Partiu IF
“Promover uma pedagogia que retome as coisas simples, essenciais e óbvias” essa foi a frase que ecoou no Auditório do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, durante o primeiro Encontro Pedagógico de 2025, realizado nos dias 13 e 14 de março.
A análise, feita pela diretora de Ensino Marli Walker, que assumiu recentemente a função, é a aposta em uma gestão mais humana, pautada no diálogo, na mediação e com ênfase em educação especial. “A gente precisa evoluir no exercício de afeto, pois cabe em todas as circunstâncias, em todas as relações e em todos os níveis”, ressalta.
Para enfatizar os novos rumos adotados pela Diretoria de Ensino, Marli anunciou a criação da função de mediador para auxiliar na resolução dos mais variados conflitos pedagógicos.
“Esse profissional terá a função de mediar situações pedagógicas conflitantes com proposição pautada no diálogo. Além de apoiar as demandas pedagógicas como a educação especial e a CAE”, explica.
Para assumir a função foi convidado o professor Leonardo Rodrigues dos Santos, que está à frente da coordenação de Áreas Exatas do Departamento de Áreas e Bases Comuns (DABC). De acordo com Marli, a escolha considerou o perfil de trabalho do servidor, que tem ampla habilidade para lidar com os conflitos e situações corriqueiras no ensino.
“O mediador lidará com o planejamento de ações preventivas para estimular o convívio harmonioso no ambiente escolar e acadêmico. Vamos tentar fugir daquela cultura punitiva, que parece um tribunal”, afirma Marli.
Bastante emocionada, a diretora falou, ainda, sobre o programa “Partiu IF”, do Ministério da Educação, que está em fase implantação nos institutos federais do país. O programa promove igualdade de oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com o objetivo de enfrentar desigualdades étnico-raciais na educação.
No Campus Cuiabá, o programa está com inscrições abertas e visa preencher 80 vagas. Serão ofertadas aulas presenciais para estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública, com idade de até 17 anos. “A nossa função é cuidar desses jovens. O nosso público é esse aluno, ele é a razão de ser da nossa instituição, nada mais pedagógico que isso. Com esse programa, nós vamos buscar esses jovens e quando eles chegarem aqui, lembraremos que eles terão todo cuidado e carinho para, depois, caminharem sozinhos.”
Educação inclusiva em pauta
Após a cerimônia de abertura, os docentes participaram da palestra “A educação especial na perspectiva da inclusão do Campus Cuiabá”, com o professor mestre Ronilson Faria Majjione Balbuena. Durante a fala, ele destacou marcos históricos e aspectos legais sobre o tema.
“A educação inclusiva é a transformação do sistema educacional para atender a todos, sem segregação. Todas as crianças e jovens estudam juntos, com adaptações, conforme necessário. A escola precisa eliminar barreiras e garantir acessibilidade e a formação de professores para atender a diversidade”, explica.
No segundo dia de encontro, os professores acompanharam a palestra “Noções de soluções de conflitos no ambiente escolar”, com a mestre em Educação e servidora do Ministério Público de Mato Grosso Lúcia Maciel Couto, que abordou as práticas restaurativas como ferramenta nos conflitos escolares e as formas de mediação de conflitos.
Após a palestra, o Encontro Pedagógico teve uma mesa de diálogo sobre “Saúde mental na escola”, com a psicóloga e mestre em Educação Karine dos Santos Araújo e mediada pela enfermeira do campus Jessica Almeida Rodrigues.
Disponível no Youtube
O Encontro Pedagógico 2025/1 contou com a transmissão em tempo real pelo canal do campus na plataforma YouTube. Todas as palestras e mesas estão salvas e disponíveis para visualização no canal @IFMTCuiabaOctayde, confira AQUI!