Encontro Pedagógico 2024 debate sobre educação profissional

Publicado por: Campus Cuiabá / 25 de Janeiro de 2024 às 17:50

Com a temática “Educação Profissional: Perspectivas e Desafios em Mato Grosso” foi aberto na segunda-feira (22 de janeiro) o Encontro Pedagógico 2024/1, no Auditório do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva.

O encontro, que este ano trouxe uma vasta programação, foi realizado na modalidade híbrida, com atividades presenciais e remotas, que foram transmitidas pelo Canal do Youtube do campus.

A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor-geral do IFMT Campus Octayde Alceu Cardoso, do diretor de ensino Julio Resende e dos servidores vinculados à Diretoria de Ensino, além de espectadores que acompanharam a transmissão ao vivo.

“Não é apenas um evento, mas uma convergência de ideias para ampliar nosso diálogo em busca de constante aprimoramento. Nosso objetivo é promover uma troca rica de conhecimentos e experiências, fomentando a interação de todos os servidores, buscando não apenas melhorar continuamente nossas práticas pedagógicas, mas fortalecer os laços que unem nossa comunidade acadêmica”, ressalta o diretor-geral.

Após a cerimônia de abertura, os participantes assistiram uma apresentação sobre o ProfEPT e suas contribuições para o ensino no Campus Cuiabá, que foi conduzida pelo diretor de ensino e pelo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT), Geison Jader Mello.

Ainda no primeiro dia de evento tiveram apresentações sobre comunicação institucional e gestão acadêmica, com informações sobre processos acadêmicos e melhorias que ocorrerão no ano de 2024.

“Este ano nós conseguimos oferecer atividades presenciais e on-line, que debateram essas transformações que estão ocorrendo nos currículos, no cotidiano das salas de aula, em busca de metodologias didáticas que sejam mais protagonistas junto aos professores. Isto é, para que, aprendam fazendo, com iniciativas de extensão e em projetos integradores. E este é o nosso grande objetivo com o Encontro Pedagógico”, afirma o diretor de ensino.

No segundo dia foram realizadas oficinas nos laboratórios e salas de aulas do campus, que debateram temas como: inclusão, ferramentas digitais, planejamento, comunicação institucional, educação étnico racial, elaboração de infográficos, gestão de documentos, economia institucional e práticas pedagógicas integradoras.

As palestras e mesas redondas encerraram na quarta-feira (24 de janeiro). Com exceção das oficinas e das atividades de planejamento, toda a programação realizada no decorrer da semana foi disponibilizada no Youtube, confira AQUI

Já nesta sexta-feira (26 de janeiro) serão realizadas atividades de planejamento escolar: elaboração do plano de ensino.

Veja AQUI a galeria de fotos do Encontro Pedagógico.