A OBFEP é realizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) e tem por objetivo o uso das ciências para compreensão da realidade dos alunos com a realização de atividades que estimulem sua criatividade, podendo-se citar como objetivos gerais: contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em ciências na educação básica; promover maior inclusão social por meio da difusão da ciência; ampliar o uso das tecnologias da informação e da comunicação com fins educacionais; dentre outras finalidades.
A olimpíada ocorrerá em duas fases. Em cada fase os alunos participantes da OBFEP serão divididos em três níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir: nível A – alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, no ano letivo da realização das provas; nível B – alunos matriculados na 1ª e na 2ª série do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas; nível C – alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio, no ano letivo da realização das provas.
Serão premiadas até oitenta e uma escolas, até três em cada estado, que obtiverem a maior pontuação, sendo uma federal, uma estadual e uma municipal.
Cada escola, através do professor responsável, deverá preencher o cadastro de inscrição online seguindo o calendário da OBFEP, por meio do portal da olimpíada, incluindo o endereço completo, telefone e e-mail. Além desses dados, deverá preencher e enviar para a coordenação estadual da OBFEP, até a data indicada no calendário da OBFEP, o “Termo de Compromisso, Sigilo e Confidencialidade” devidamente assinado.
Segue o link do site com maiores informações sobre o processo da OBFEP 2022:
Inscrições – Credenciamento (até 29 de junho) | Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (sbfisica.org.br)