Documentário sobre o skate na educação física é lançado na aula inaugural do Campus Cuiabá Octayde
Como parte da programação da semana de recepção aos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Cuiabá Octayde, foi lançado no dia 19, o vídeo documentário “Práticas Corporais de Aventura: da construção da identidade dos skatistas ao ensino do skate na escola” resultado da pesquisa dos professores Larissa Kawashima e Marcos Godoi.
Estiveram presentes no evento, estudantes, skatistas e familiares. A pesquisa contou com a participação dos estudantes Carlos Eduardo, Ketlyn de Almeida e Mayla de Oliveira. A motivação para a realização da pesquisa surgiu a partir da reflexão sobre como sistematizar e tematizar a prática do skate nas aulas de educação física.
“Nós tínhamos essa dificuldade de encontrar literatura que pudesse nos ajudar a organizar uma sequência didático-pedagógica para o ensino do skate, foi daí que decidimos fazer uma pesquisa pra saber o que pensavam os skatistas e tentar desenvolver um projeto pedagógico para o skate. Foi um sucesso”, explicou Larissa.
A pesquisa, que originou o documentário, foi realizada com um grupo de 20 skatistas, sendo 3 mulheres e 17 homens, em diferentes locais da cidade e continha perguntas como: você teve contato com skate nas aulas de educação física, como você aprendeu a andar de skate, entre outras. O resultado dos relatos se transformou em uma proposta didático-pedagógica que foi aplicada com êxito experimental com os alunos da escola Cooperar.
Dessa experiência surgiu um trabalho de conclusão de curso (TCC) em que o aluno Carlos Eduardo adequou a metodologia para estudantes do ensino médio do Campus Cuiabá Octayde. “O documentário está inspirando muita gente e a ideia é que auxilie professores de escolas públicas e particulares a compreenderem melhor como podemos ensinar o skate nas aulas de educação física”, destaca Larissa.
O vídeo
Para a pesquisa e produção do vídeo foram entrevistados 20 skatistas de Cuiabá e região. O vídeo fala da identidade do skatista, dos preconceitos com relação ao praticante do skate, de como a sociedade enxerga os skatistas, dos locais que são públicos, porém proibidos para sua prática, entre outros assuntos.
O vídeo traz também a discussão da relação do skatista com a arquitetura da cidade principalmente na relação com locais desprezados, mas que para os skatistas são valorizados. “Locais que pra nós é um equipamento público e eles conseguem dar vida a esses espaços andando de skate. É uma relação com a cultura e a arte”, frisou Larissa.
Larissa salienta que a divulgação do vídeo é para que professores, pesquisadores e interessados na temática possam refletir sobre seu conteúdo e sua estética, bem como utilizá-lo em sua prática pedagógica. “É um convite para a reflexão e a ação pedagógica, e uma amostra de como é possível articular a educação física a cultura jovem e a realidade social, com um esporte contemporâneo e de interesse dos estudantes”, finaliza.
Confira AQUI o vídeo.