Docente do IFMT é uma das vencedoras do 1º Prêmio Elas na Construção em SP

Publicado por: Reitoria / 23 de Outubro de 2023 às 18:49

Foto: Divulgação do evento

Na sexta-feira (20), durante o 6º Congresso Latam Steel Frame & Sistemas Construtivos Industrializados realizado em São Paulo, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) fez parte de um momento histórico de reconhecimento às mulheres que atuam no segmento da construção civil.

A docente Ângela Fátima da Rocha, do IFMT Cel. Octayde Jorge da Silva foi uma das doze premiadas no evento, que engloba a América Latina e sediou a cerimônia de entrega do “1o Prêmio Elas na Construção", idealizado como forma de reconhecimento àquelas que se destacam no setor de construção a seco.

As categorias abrangeram desde o trabalho na obra até projetos arquitetônicos, inovação e contribuições à pesquisa e ao ensino. A docente do IFMT idealizou e coordenou o projeto vencedor, “Derrubando barreiras: mulheres na construção civil e o sistema Light Steel Framing, inscrito na categoria Ensino e Pesquisa.

“Esse prêmio levou reconhecimento ao trabalho feminino no Brasil, e lá estávamos nós representando o IFMT. O projeto foi reconhecido por atuar na base da educação profissional e tecnológica, em níveis de ensino médio integrado em Edificações e Agrimensura, curso subsequente em Edificações, ensino superior em Controle de Obras, em Construção de Edifícios e, agora, da Engenharia Civil,” avaliou Ângela.

A iniciativa contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e parcerias de empresas do mercado da construção civil de Mato Grosso e de outros estados.

Também participaram do projeto, os professores colaboradores Me. Ernany Paranaguá da Silva, profa. Dra. Sueli Valezi e Dra. Karin Ribeiro, além de inúmeras alunas bolsistas e alunos voluntários.

O projeto - tratou-se de uma pesquisa-ação voltada para o ensino interdisciplinar e multidisciplinar, com foco no trabalho feminino e na necessidade da prática e da desfragmentação do ensino. Foram duas linhas de atuação: a primeira, o trabalho feminino na construção civil, e a segunda, o sistema Steel Frame como um sistema construtivo viável e de futuro para a construção e para o trabalho feminino.

No período de sua realização, a iniciativa possibilitou a construção de uma edificação no campus Cuiabá Octayde, um laboratório de construção a seco no sistema Steel Frame.

“Artigos científicos já foram e continuam sendo confeccionados e publicados, sendo o mais recente o livro sobre os 20 anos do Departamento de Infraestrutura,” completou a docente.

Marcadores: ifmt_1