O IFMT é a única instituição pública no país a conquistar nota 5 no Curso de Bacharelado em Turismo
O curso de bacharelado em Turismo do Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva conquistou a nota máxima (5) na avaliação de reconhecimento de cursos da equipe de técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anizio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgado na tarde de terça-feira (18/05).
A Comissão de Avaliadores do Basis designada pelo INEP/MEC realizou a visita in loco ao Campus Cuiabá para avaliar o curso em novembro de 2019, em que observou na avaliação as três grandes dimensoes previstas no instrumento de avaliação: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutoral, e infraestrutura. No relatório final a Comissão de Avaliação atribuiu conceito 4. . “Na época não concordamos com a nota e a Reitoria entrou com recurso enviando à Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) pedindo impugnação do relatório de avaliação. Após análise da CTAA aprovada em 28 de abril de 2021 que conquistamos nota 5”, explica a professora Ana Paula Bistaffa de Monlevade, coordenadora do Curso.
O curso de bacharelado em Turismo foi criado em 2015 com uma proposta de ser noturno para atender aos alunos que trabalham durante o dia e buscam uma qualificação profissional de excelência. Hoje conta com cerca de 150 alunos matriculados, dez professores doutores, onze professores mestres e dois professores especialistas.
Segundo o reitor do IFMT, professor Julio Cesar dos Santos, a nota 5 do Curso de Turismo do Campus Cuiabá confirma que nos últimos anos, os cursos têm passado por um processo contínuo de melhoria e aperfeiçoamento. Isso tem sido demonstrado através das várias notas 5 que foram alcançadas pela Instituição nos processos de avaliação, como no Campus Confresa (Licenciatura em Biologia), Campus Alta Floresta (Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos), Campus Várzea Grande (Tecnologia em Gestão Pública), Campus Barra do Garças (Tecnologia em Gestão Pública) e agora Cuiabá (Bacharelado em Turismo)”.
“Nós temos o compromisso de continuar investindo, dando suporte permanente e continuado a cada campus, que vai da concepção dos cursos a avaliação de reconhecimento, e renovação de reconhecimento. Com isso, buscamos otimizar a estrutura de ensino para que seja cada vez melhor apresentada a realidade da nossa instituição. Estamos cientes de que temos melhorias a buscar, contudo temos a clareza que nossos servidores, discentes e projetos pedagógicos atendem aos critérios de avaliação para alcançar o conceito máximo na maioria absoluta dos indicadores de qualidade definidos pela CONAES/INEP", conta Julio Santos.
O reitor acrescentou ainda que nas metas #Esperançar constam melhorar os indicadores de qualidade da Instituição e dos Cursos Superiores, tais como o Conceito de Curso (CC), Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito Institucional (CI) e o IGC que é um conjunto dos CPCs de todos os cursos”, salientou Julio Santos.
A pró-reitora de Ensino, Luciana Klamt ressaltou a atenção da atual gestão com a qualidade dos cursos, tendo como um dos parâmetros, os indicadores de qualidade definido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ela explicou ainda que dentro da política do programa #Esperançar, os indicadores estão incluídos como meta e foi criado um departamento específico para tratar da supervisão, regulação e acompanhamento dos indicadores de qualidade e das avaliações dos cursos, considerando a importância desses indicadores de avaliação.
“Mais de 90% dos cursos superiores do IFMT avaliados receberam o conceito 4 ou 5 pelo INEP, isso reflete a real posição dos nossos cursos, e que apesar das dificuldades orçamentárias/financeiras conseguimos apresentar a sociedade a qualidade nos projetos pedagógicos, do corpo docente, dos servidores, entre outros. Cabe destacar que nessa política de melhoria dos indicadores, o Instituto alcançou sua quinta nota 5”.
Klamt apontou que dentre os cursos de Turismo avaliados nos últimos 4 anos no país, apenas dois possuem nota 5. “A única instituição pública com nota 5 é o IFMT, o que merece destaque, pois demonstra a dificuldade inicial de alcançar o conceito 5, atendendo os indicadores de avaliação de curso e ainda sim, o IFMT conquistou. É a primeira vez que um curso do IFMT alcançou nota 5 do IFMT nos campi da Capital, em especial do Campus Octayde, e a quinta do Instituto”.
A pró-reitoria falou que esse resultado é o fruto de um trabalho em conjunto, da reitoria e dos campi. “Na gestão anterior era conduzido na reitoria, pelas equipes da Proen e Prodin. A atual gestão integrou esse trabalho na Proen, sendo coordenado por um departamento específico”, finalizou.
Por sua vez o diretor-geral do Campus Cuiabá, Alceu Aparecido Cardoso reconhece a contribuição significativa da Reitoria do IFMT no processo de reconhecimento de curso. "Essa nota representa um esforço de uma grande equipe em especial da reitoria nas pessoas dos professores Adriano Breunig, Marcos Faria, João Germano e toda equipe da antiga Prodin", agradeceu Alceu.
Para a coordenadora do Curso de Turismo do Campus Cuiabá, a nota é fruto da excelente equipe que o curso possui. “Trabalhamos sempre coletivamente. Não teríamos conseguido se todos, docentes, técnicos, gestores e alunos, não estivessem engajados no proposito de fazermos com que o curso fosse de excelência”, ressaltou Ana Paula.
Ana Paula explica que o curso adota uma metodologia ativa que conjuga aprendizado prático, por meio de projetos com uma reflexão teórico-científica baseada na realidade regional do Estado. “A formação dura seis semestres, sendo cada um deles voltado para uma área específica do turismo, quais sejam: Teoria Geral do Turismo; Eventos; Agenciamento de Viagens; Hotelaria, Gastronomia e Planejamento e Gestão do Turismo I e II.
De acordo com Ana Paula essa característica foi uma das mais elogiadas pela comissão do MEC. “É importante destacar que somos um curso singular, pois possuímos um olhar diferenciado e não apenas mercadológico do turismo, mas pensamos o turismo como instrumento de inclusão e transformação social. Nossa equipe parte do princípio que coletivamente somos capazes de edificar pontes e desconstruir muros oferecendo aos nossos acadêmicos(as) uma educação pública, gratuita e de extrema qualidade.”, finalizou Ana Paula.
IFMT/Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva - Jones Martinho
com informações do Decom/Reitoria - Juliana Michaela