Competição de Ponte de Macarrão 2023 reúne estudantes do campus

Publicado por: Campus Cuiabá / 21 de Novembro de 2023 às 17:40

A Competição de Ponte de Macarrão 2023 reuniu estudantes dos cursos de Infraestrutura do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, no Auditório, na última sexta-feira (17 de novembro). O objetivo da atividade era permitir que os estudantes experienciassem todo o processo de construção de uma ponte, incluindo cálculo, planejamento e projeto arquitetônico.

Este trabalho foi realizado durante todo o bimestre pelos estudantes de Edificações, que construíram pontes fabulosas usando a criatividade, macarrão e cola.

A disputa consistia basicamente em analisar qual ponte suportaria maior carga, colocando pesos próprios e avaliando o que a estrutura conseguia aguentar. Para essa atividade, foram utilizados critérios normativos reais para avaliar, dentre eles, o Estado Limite Último - relacionado ao colapso ou ruína estrutural - e o Estado Limite de Serviço - relacionado à durabilidade da estrutura, aparência e conforto do usuário -, quando os avaliadores entendem que a estrutura está deformada e não pode ser utilizada.

O professor Vinicius Paes de Barros coordenou o projeto, junto com a chefe do Departamento de Infraestrutura (Dinfra) Mychelle Sato, além da professora Márcia que ajudou na avaliação dos projetos arquitetônicos.

Vinicius conta que a competição contribuiu no desenvolvimento de habilidades práticas de construção. "Deu pra ver a evolução deles, em habilidades não só técnicas mas também de habilidades sociais, de trabalho em grupo e até mesmo resiliência", afirmou.

Para a estudante do segundo ano de Edificações, Isadora Campos, a atividade foi realmente recompesadora. "Fiquei bem ansiosa em todo o processo, a gente teve que refazer tudo do zero, e quando a gente começou a montar pensamos que não daria certo, mas depois quando vimos o resultado, tudo valeu a pena.