Música boa, arte, cinema e dança. O Circuito de Arte e Cultura do IFMT Campus Cuiabá Octayde teve tudo isso e muito mais. A programação foi aberta na terça-feira (26), com apresentações no saguão de entrada, e encerrou nesta sexta-feira (29), com a Mostra Musical Artistas da Terra, no jardim interno do campus.
O circuito está previsto no calendário acadêmico e promove a cultura artística em suas diversas formas, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento artístico, cultural e estético dos participantes.
O diretor-geral do Campus Octayde Alceu Cardoso salienta que esse tipo de atividade é importante para o desenvolvimento dos estudantes.
“A formação completa do discente tem que passar pelas suas habilidades artísticas e culturais, bem como a capacidade de interação e de ver o mundo de formas diferentes. Por essa razão, o Circuito de Arte e Cultura do IFMT tem como premissa fazer com que estes estudantes entrem para um mundo diferente daquele técnico e completem a sua formação acadêmica, com o convívio social, cultural e artístico que todos seres humanos precisam ter para obter sucesso”.
Durante a programação, artistas e estudantes fizeram apresentações e exposições de suas obras em diversas expressões artísticas, incluindo música vocal e instrumental, teatro, dança, artes visuais e audiovisual.
A jovem Luisa Breton, aluna do 1º ano B de Edificações, aproveitou as atividades culturais desenvolvidas e buscou se expressar artisticamente durante o evento. De acordo com ela, a arte traz uma conexão importante para a vida dos jovens.
“A arte traz pra gente um momento de expressão. No meu caso, quando estou conectada com a arte consigo me expressar mais. É o momento que temos de liberdade para expor tudo o que estamos sentindo. Com tanto preconceito hoje em dia, a arte torna-se uma importante forma de se expressar, principalmente dentro de uma instituição pública”, analisa.
No encerramento, se apresentaram os cantores Pacha Ana, Elton Jorge, Gê Lacerda, Ahgave, Lamartini Sam e o grupo vocal Canto Belão.