O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
início do conteúdo

Cercado por estudantes, amigos e familiares, professor lança livro sobre Clero Católico

Publicado por: Campus Cuiabá / 10 de Outubro de 2024 às 16:41

Pesquisa de doutorado do professor Kleber Corbalan foi realizada na Universidade de São Paulo (USP) 

Os caminhos percorridos para finalizar a tese de doutorado foram compartilhados pelo professor de História do Campus Cel. Octayde Jorge da Silva, Kleber Corbalan, na noite de terça-feira, 8 de outubro, para estudantes, colegas da área e servidores do IFMT. A noite celebrou o lançamento do livro "O Clero Católico na Fronteira Ocidental da América Portuguesa (Mato Grosso Colonial, 1720 – 1808)", publicado pela Editora Appris.

“Foi uma pesquisa muito profunda e um tanto quanto complexa porque não existia apenas um corpo documental para analisar o objeto, o clero colonial, que atuou na fronteira ocidental da América Portuguesa no século XVIII. Fiz um trabalho de garimpagem, buscando o que existia nos arquivos eclesiásticos de Cuiabá, em Aparecida, São Paulo, no Rio de Janeiro, e também em arquivos de Portugal. Utilizei documentos disponíveis no arquivo histórico ultramarino, da Torre do Tombo, da Biblioteca da Ajuda, e da Universidade de Coimbra. Também pesquisei nas bibliotecas públicas do Porto, e na Biblioteca Pública de Évora.”

Cercado de amigos, familiares, servidores e estudantes de diversas turmas do Campus Octayde, Kleber percorreu alguns caminhos que culminaram na publicação de sua tese em formato de livro. O trabalho analisa o contexto de inserção e a criação da instituição eclesiástica na América. “É um grande desafio porque a extensão, a expansão da estrutura eclesiástica da igreja nessa região está associada também ao processo de mineração. Toda sociedade mineradora que se forma no século 18 tem uma característica específica, extremamente complexa, em alguns momentos violenta e com muita vulnerabilidade entre os agentes sociais, muitos conflitos sociais”, dissertou.

Sobre a pesquisa

“No mestrado pesquisei sobre a inserção da instituição religiosa como um todo. Já no doutorado, delimitei a questão de um grupo específico dessa sociedade que estava se formando, que é o clero católico, tanto secular como regular. A pesquisa vai abranger o período de 1720, quando chegam os primeiros clérigos, junto com o processo de descoberta de ouro aqui na região, nas minas do Coxipó, e percorre quase nove décadas, até 1808. Esta data marca a chegada do primeiro bispo prelado, Dom Luiz de Castro Pereira, formando uma nova fase na história, porque tem um bispo presente”, explicou o professor.

Para quem tem interesse em saber mais sobre a História de Mato Grosso, especialmente no período colonial, nas temáticas de arte, religião e patrimônio, é possível adquirir o exemplar no site da Appris. O livro também está disponível para consulta na Biblioteca Orlando Nigro, do Campus Octayde.

Confira a galeria de fotos do lançamento.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.