ALEXIA OLIVEIRA
Inaugurará na próxima sexta-feira (17) às 10h, na comunidade Campo Alegre de Baixo – município de Nossa Senhora do Livramento-MT, o Centro de Memória da Rapadura. (Clique aqui para acessar o convite)
O Centro de Memória da Rapadura Salustiano Moraes na comunidade Campo Alegre de Baixo – Nossa Senhora do Livramento – MT já está pronto. Este projeto é o resultado de três anos de trabalhos, iniciados com um projeto de extensão no IFMT – Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva em 2018/2019, sendo continuados com a colaboração de pesquisadores/docentes e alunos voluntários, mas interrompidos no início de 2020 devido à pandemia da Covid 19. Em 2021 o projeto Centro de Memória da Rapadura: preservando o saber e a memória do lugar – Campo Alegre de Baixo foi aprovado pelo edital 05-2020 da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) com o apoio da Lei Aldir Blanc e pôde enfim ser retomado e concluído.
A equipe executora do projeto é formada por: Profa. Dra. Zuleika Alves de Arruda (professora aposentada do IFMT- Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva), Profa. Dra. Nadir de Fátima Borges Bittencourt (Campus Cuiabá Cuiabá Octayde Jorge da Silva) Laurenice Lopes de Souza (Bacharel em Turismo – IFMT - Cuiabá Octayde Jorge da Silva).
A construção desse espaço teve como objetivo preservar o saber/fazer da rapadura ainda muito ativo na comunidade, além de manter vivas as memórias afetivas que perpassam esse fazer/fazer e que correm o risco de se perderem no tempo. Foi pensada, juntamente com os moradores da comunidade, um tipo de construção outrora prevalecente na localidade, a casa de pau-a-pique, ou casa de taipa, que consiste em um tipo de habitação construída com matéria-prima local como a madeira, a taquara, o barro e o cipó. Todo o processo de construção contou com a participação da comunidade, desde a discussão do projeto inicial até sua finalização; na coleta dos materiais construtivos nos arredores (palha, barro, madeira, etc.); na doação de objetos que compõem o acervo do museu; na alimentação para a equipe; enfim, a comunidade esteve sempre presente na execução do projeto.
O acervo do centro de memória consiste de artefatos e fotografias que registram o cotidiano e a memória coletiva dos seus habitantes, bem como utensílios utilizados no processo produtivo tradicional da rapadura como cocho, tacho, fornalha; produtos derivados da rapadura: melado, furrundu (doce de rapadura com mamão e cravo-da-índia) e outros doces; e artesanatos produzidos pelo bagaço da cana-de-açúcar (resíduo resultante da moagem da cana).