Dando continuidade às medidas de inclusão, suporte e acessibilidade, o IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva inaugurou, na última sexta-feira (20 de dezembro), a Sala de Estudos e Inclusão.
Localizada em frente ao Departamento de Área e Bases Comum (DABC), a nova sala foi pensada como um local de acolhimento e suporte aos servidores e docentes que atuam no ensino, especialmente para realização de estudos, atendimentos e trabalhos.
Além de um espaço de acolhimento, o ambiente também será um local destinado aos profissionais intérpretes de libras do campus, que não possuíam um lugar adequado para realizar os estudos e a produção de conteúdo escolar em libras.
Durante a inauguração, o diretor-geral Alceu Cardoso ressaltou o compromisso e a luta para conquistar um espaço de suporte aos profissionais. “Essa sala é o resultado de uma grande luta do Campus Cuiabá. Nós estamos sempre na Reitoria solicitando apoio para fazer melhorias, inclusive, fomos o primeiro campus a abrir um edital para aumentar o número de intérpretes de libras. A nossa vontade é tão grande, que estamos sempre correndo atrás disso.”
Ele ressaltou ainda o papel fundamental dos profissionais que atuam na Diretoria de Ensino e o compromisso em fazer a diferença na vida dos estudantes. “São pessoas que se reinventam todos os dias para conseguir alcançar o objetivo. Não estão aqui apenas pelo salário, estão porque têm o dom e a vontade de fazer a diferença em prol dos nossos estudantes. Eu agradeço e parabenizo o diretor de Ensino Júlio Resende e toda a sua equipe.”
Bastante emocionada, a intérprete de libras Izaura Cristina Maciel, que atua desde os 14 anos na profissão, afirma que a inauguração da Sala de Estudos e Inclusão é um sonho pessoal. “Para mim, é a realização de um sonho de 35 anos. Não tínhamos um local adequado, nós ficávamos onde dava, sempre carregando o nosso material para lá e para cá. Essa sala vai refletir na excelência do nosso trabalho com o aluno, nos dando a possibilidade de criar materiais para eles e garantindo a sua permanência e êxito nos estudos.”
“É uma conquista, especialmente para a comunidade surda, que é composta pelos familiares, os intérpretes e o próprio surdo”, enfatiza a servidora.