Campus Cuiabá entrega doações para mães haitianas
Na sexta (4), o Campus Cuiabá realizou a entrega de fraldas, roupas infantis, produtos de higiene para bebês e brinquedos para onze mães haitianas que vivem em Cuiabá. A ação aconteceu no Centro de Pastoral para Migrantes que acolhe os haitianos que chegam em Cuiabá.
Geradine Dort, 25 anos, chegou na capital em 2014 e foi uma das contempladas. Ela conta que está desempregada há dois anos e que tem um filho. “É muito bom receber essas doações, eu agradeço muito e fico feliz com isso”, disse.
A coordenadora do Centro, Eliane Vitaliano, informa que muitas mães haitianas estão desempregadas e, por isso, tem uma carência maior. “Elas, muitas vezes não tem roupas e nem remédios. É muito importante para elas receberem doações”, relatou.
De acordo com a Auditora fiscal do trabalho, Marilete Giradi, desde 2016 que as mulheres haitianas perderam seu emprego e não conseguem trabalho formal. Ela explica que isso acontece devido à situação econômica atual do país e a falta de formação e qualificação dessas mulheres. O idioma também é um obstaculo. “Notamos que as mulheres têm maior dificuldade para aprender o português em comparação com o homem e isso também atrapalha para conseguir uma vaga”, afirmou.
Apesar das dificuldades, as haitianas estão pesquisando outras formas de trabalho. Elas estão buscando cursos como gastronomia para conseguirem sair da situação de quase miséria em que se encontram. A Pastoral, para ajudar, já está em diálogo com o IFMT para elaborarem projetos em conjunto.