Os alunos do curso de técnico integrado em Informática do Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva visitaram o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) nos dias 29 de novembro e 04 de dezembro, com o objetivo de oportunizar o estudo de ciências, tecnologia e sociedades contextualizado com as disciplinas de física e geografia. A visita faz parte do projeto de ensino interdisciplinar.
Os alunos das turmas 1º ano A e 1º ano B foram acompanhados pelos professores Geison Mello (Física) e Giuliano Moreira (coordenador do curso) nessa atividade na qual os estudantes assistiram a uma apresentação sobre a recepção e gravação dos dados de satélite e também sobre o funcionamento das Estações de Rastreio e Controle de Satélites (ETC) e de Recepção e Gravação de Imagens (ERG) ministrado pelo Dr. Vinícius Pereira, Dra. Edna Passos e Dr. Sergio Gripp que posteriormente guiou os estudantes pelas instalações das estações.
As estações do INPE localizadas em Cuiabá recebem e gravam as imagens de todos os satélites rastreados no Brasil. Nessa visita técnica, integrada entre as disciplinas de Geografia e Física os estudantes vivenciaram esse ambiente de C&T em Geotecnologias. “Ações como esta devem ser estimuladas visto a gama de informações contextualizadas que são propiciadas aos estudantes. Importante ainda salientar que a história do INPE Cuiabá se cruzam com a do Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva na perspectiva de que a maior parte dos técnicos que trabalham neste órgão tão importante para a segurança nacional são egressos do nosso Campus”, destacou o professor Geison Mello.
“Somos gratos à equipe do INPE pela acolhida e a DAP/IFMT-CBA pelo apoio logístico”, agradeceu Geison Mello.