Ativa Incubadora do IFMT reúne estagiários para falar de Educação Financeira e Empreendedorismo

Publicado por: Campus Cuiabá / 27 de Março de 2024 às 18:49

Hoje (27), os estagiários do IFMT tiveram a oportunidade de participar do treinamento “Trilhando o Sucesso: Educação Financeira para jovens empreendedores”, promovido pela Ativa Incubadora do Núcleo Santos Dumont do Campus Cuiabá Octayde.

O intuito é capacitar os estagiários do campus a lidarem melhor com suas finanças pessoais e aplicar as ideias de educação financeira. A ideia é que este seja apenas o pontapé inicial para futuros treinamentos, que englobarão um público ainda maior.

Os encontros são participativos, com dinâmicas e atividades que buscam instigar os participantes, que receberão ainda um certificado de participação. Esta primeira aula foi ministrada pelo professor de Matemática Financeira e Estatística, Vicente Cardoso, que falou sobre a forma como as pessoas acabam endividadas e convidou os participantes a realizar uma autopercepção enquanto consumidor.

Cristhieli Viegas, responsável pela Ativa Incubadora no campus, conta que é justamente no início da vida financeira que as pessoas se endividam. “Existem milhões de brasileiros superendividados e isso começa ainda no primeiro salário. O IFMT se preocupa em como os jovens lidam com suas finanças e queremos que eles possam, com os ensinamentos do curso, fazer escolhas mais assertivas de como utilizar dinheiro”, destaca.

Para Maria Luísa dos Anjos Moura, estudante do segundo ano de Secretariado e estagiária da Diretoria de Extensão (DIEX), participar do treinamento é uma oportunidade para se desenvolver em diversos aspectos. "Eu gosto muito de estudar educação financeira e recentemente eu estou trabalhando a parte de empreendedorismo, porque minha tia e minha irmã começaram a fazer cones trufados para vender e eu as ajudo. Eu acho que o treinamento vai contribuir principalmente com o controle dos nossos gastos".

Já para Lucas Gomes, estudante do curso superior em Tecnologia em Sistemas para Internet, a experiência tem tudo para ser enriquecedora. "Achei uma excelente iniciativa da Ativa Incubadora em incentivar os estagiários do campus a cuidar melhor do seu dinheiro e a investir no futuro, mesmo com o pouco, acho que vai ser útil para aprender a investir e conquistar metas".