início do conteúdo

Ateliê Livre é inaugurado no IFMT Campus Cuiabá Octayde

Publicado por: Campus Cuiabá / 26 de Março de 2024 às 09:00

Com o intuito de ser um espaço de desenvolvimento criativo e colaborativo em artes visuais, foi inaugurado o “Ateliê Livre: Laboratório de Artes Visuais e Práticas Integradoras de Ensino”, no IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, na última sexta-feira (22 de março).

A abertura do espaço foi marcada pelo famoso “chá com bolo cuiabano”, oferecido pela Neusa de Brito, esposa do professor responsável pelo projeto Kleber Roberto Lopes Corbalan, com ajuda da estagiária Adryelli Karllayle Mota. 

De acordo com o professor, o objetivo do projeto é proporcionar um espaço, dentro do campus, para que as pessoas possam se expressar, com foco nas artes visuais, processos criativos, pintura, desenho, monotipia, isogravura, zine, carimbo, colagem e toda forma de expressão visual. 

“É também um espaço que a gente possa extravasar, quando estiver cansado, para quem gosta de se expressar através da arte, superar limitações, para quem tem medo de se arriscar. O pouco que sei, eu quero compartilhar com os alunos, com os participantes. A ideia é um projeto aberto e colaborativo, isto é, que o aluno que sabe mais possa colaborar com os outros que estão dando os primeiros passos”, explica.

Inspirado no conceito de um ateliê aberto, o projeto é voltado aos estudantes, servidores do IFMT - artistas ou não -, que tenham interesse por técnicas e processos artísticos. O professor pretende, ainda, convidar profissionais atuantes na cultura da região para participar de debates sobre diferentes temas, como história e contexto da arte na sociedade. 

“Não é uma coisa rígida, no sentido que tem um programa formativo inflexível, por isso podemos trazer alguém para dar uma palestra sobre as questões possíveis envolvendo arte e cultura. Isso tudo faz parte de ampliar o repertório dos alunos em relação ao conhecimento, de modo geral, e nas questões específicas na arte”, analisa o professor.

A programação prevê encontros entre os meses de março e junho, agosto e dezembro, que serão realizados as sextas-feiras, com duas horas de duração, com turmas das 14h às 16h e das 16h às 18h. 

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT