Alunos do curso de Técnico em Edificações do Campus Cuiabá visitam laboratório referência nacional em Bioconstruções

Publicado por: Campus Cuiabá / 8 de Novembro de 2017 às 12:49

Com o objetivo de conhecer técnicas ancestrais aliadas a métodos atuais de construções, os alunos do 4º ano do curso de Técnico em Edificações do Campus Cuiabá participaram de uma aula sobre Bioconstruções, organizada pelos professores do Departamento de Construção Civil – DACC, Marcos Valin e José Rodrigues, no Laboratório de Permacultura e Bioconstrução - Lacan.

Durante a aula os alunos tiveram contato com técnicas de construção como adobe, taipa de pilão, telhado verde, entre outras. “A Bioconstrução apresenta-se como solução para o futuro das construções no Brasil e no mundo. Meios convencionais de se pensar e criar espaços já não atendem às necessidades humanas a longo prazo e tendem a causar problemas de poluição e escassez na natureza”, explicou Marcos Valin.

Marcos Valin afirmou também sobre a importância da integração do antigo com o moderno para o futuro das construções. “Essa união entre o moderno e o antigo dá lugar a Bioconstruções que é um sistema inovador para criação, elaboração e execução de projetos e obras”, explicou.

O Laboratório Lacan é referência no Brasil em Bioconstruções e é coordenado pelo Bioarquiteto João Lucas, ex-aluno do curso de Técnico em Edificações do Campus Cuiabá. “É uma alegria poder rever meus professores e também contribuir repassando um pouco do conhecimento que adquiri estudando e trabalhando com Bioconstruções”, disse João Lucas.