Alunos do campus Cuiabá participaram da 12ª Edição do Campus Party Brasil em SP
Alunos do Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva participaram em São Paulo da 12ª edição do Campus Party Brasil evento internacional que reuniu mais de 130 mil pessoas e que é caracterizado pela imersão de pesquisadores, especialistas e estudantes de todo o mundo em torno de vivências, projetos e palestras na área de ciências, inovação, tecnologia, cultura e novos negócios.
O campus foi representado por 27 alunos que durante uma semana participaram de diversas programações do evento. Uma delas foi o hackathon que reúne equipes para criarem soluções tecnológicas. Nessa programação o aluno Mateus Leite do curso de Sistemas para Internet compôs uma das equipes que ganhou R$ 5.000 como prêmio pelo desenvolvimento de soluções para a rede de cartões Visa.
Para o aluno Adriano Marques do curso de Engenharia de Computação o evento foi incrível pois possibilitou a integração com profissionais e estudantes de diversos lugares do Brasil e do mundo. “O evento também promove um incrível networking, que para muitos é o ponto principal da Campus Party pois permite com que pessoas dos mais diversos lugares do Brasil e do Mundo possam se encontrar e compartilhar suas experiências”, destacou Adriano.
Os alunos do campus contaram com a colaboração do IFMT Campus Cuiabá através da Equipe de Gestão que cedeu o ônibus e foram acompanhados pelo professor Tony Inácio. Mato Grosso levou ao evento a maior delegação do Brasil com estudantes do IFMT, UFMT e UNIC totalizando 119 pessoas. Do IFMT participaram alunos dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação e Tecnologia em Sistemas para Internet.
Leia abaixo o depoimento de alguns alunos que participaram do Campus Party Brasil
Adriano Marques – Engenharia da Computação
Achei a Campus Party um evento sensacional, que me deu a oportunidade de aprender muito mais sobre o meu curso e principalmente de como eu posso conduzir a minha vida acadêmica e profissional nos próximos anos. A campus me motivou a estudar mais sobre o que mais gosto de aprender, clareando minha mente para novos desafios. As amizades que fiz vão ficar guardados na minha mente para sempre. O IFMT recebe uma contribuição enorme pois, seus alunos voltaram mais motivado, com maior conhecimento para pesquisa e o principal retornaram com uma ampla rede de contato para futuros eventos criados pelo instituto.
Zhaira Rachid Jaudy - Engenharia de computação
Foi experiência única participar da maior feira de tecnologia, cerca de 1000 horas de palestras, nelas pude vislumbrar as diferentes faces de atuação na área de engenharia da computação , aliada a qualidade de vida, e meio ambiente e que é possível aliar a tecnologia com a preservação do ambiente de forma sustentável. Algo muito importante pra mim foi ver que a muitos desafios por ser mulher engenheira num ambiente ainda dominada por homens, porém é extremamente possível, difícil porém possível, como eu vi as muitas engenheiras que deram palestras incríveis na Campus, e de várias áreas diferentes, como, inteligência artificial, segurança de redes, hacker, makers. Foi uma experiência incrível e um divisor de águas para saber qual rumo da computação seguir. Agradeço a minha mãe me ajudou parte da viagem e por acreditar que eu vou romper as barreiras tecnológicas sem perder a essência da vida . E Principalmente ao IFMT por oportunizar a nossa viagem para São Paulo e incentivar a participação dos alunos (as) na campus party, e incentivar o nosso ensino não só dentro do instituto mas fora também. onde Laços de amizades com os companheiros (as) do IFMT foram reforçados e foram feitos novos amigos e futuros parceiros foi de extrema importância (o famoso network), para o nosso futuro.
Renan Guides Diniz de Barros - Engenharia de controle e automação
Eu fui para a campus party com uma visão diferente do que ela realmente era, hoje já vejo ela com outros olhos. Ela não e só um evento Tech e jogos, mais sim um evento para se socializar conhecer novas coisas, tecnologias e gente nova, dá a oportunidade de criar Networking abrir os olhos para ver o que realmente existe fora da faculdade, pois na faculdade a gente vê somente o básico lá a agente vê o que realmente e, como o povo se relaciona e principalmente um ponto que me surpreendeu é conversar com gente que te entende sobre os projetos, tech, jogos. O que tinha de gente levando impressora 3D, Computador, impressora, notebook. Havia muitas palestras até que as vezes eu queria ver três palestras que aconteciam as três ao mesmo tempo e eu tinha que escolher pois no evento no total aconteceram mais de 900 palestras com 9 palcos e workshop tantos os oficiais ou nas comunidades que também depois das apresentações dava pra trocas uma ideia com eles, sendo eles super receptivos e todos os outros campuseiros também sabendo que era nossa primeira vez (calouros na campus) sempre estavam lá para ajudar e acolher o pessoal. Sempre tinha sorteio e coisas dando para o pessoal que ficasse na fila como comida, café, coca-cola. E pra quem participasse dos workshops e dos desafios as vezes eles davam prêmios, eu fui um dos felizardos de ter ganhado uma mochila cheia de premios da liberty seguros por ter participado do desafio do marshmellow com gente que também não sabia quem era. Sem o ônibus ( que era incrível) que a instituição cedeu para a caravana levar os alunos do IF para São Paulo talvez eu não teria conseguido ter esta oportunidade incrível.
Matheus Clisman Mariano da Silva - Engenharia da Computação
A experiência de participar de um evento desta proporção é quase que indescritível em tão poucas palavras. Porque participar de algo tão grandioso para um estudante é realização de parte de um sonho. Confesso que como estudante, tinha uma visão de mundo um tanto quanto fechada, pois imaginava que tudo girava em todo das matérias que estudava, do meu curso, mas verdadeiramente não entendia o porque do estudo de tantas coisas. Mas por intermédio do IFMT tive a oportunidade de ir a este evento. Confesso que conhecia a CPBR (Campus Party Brasil), mas meu conhecer era de ouvir falar. Tinha idealizado um evento de tecnologia, que inovações eram apresentadas, grandes projetos, palestras com pessoas incríveis das áreas relacionadas à tecnologia. Porém o evento foi melhor do que esperava, pois, minhas expectativas foram superadas. Antes havia um pensamento fechado, apenas focado em um mundinho de mera existência, porém me foi apresentado um mundo incrível e que posso acrescentar, somar, compartilhar e por que não mudar? As pessoas que conheci, as palestras, workshops, e o aprendizado me trouxeram a uma realidade que jamais imaginei, hoje faz sentido tudo o que estudo, e me mostra que a faculdade é o meio para este mundo de mil maravilhas, e que posso através desta chegar a novos patamares, me faz perceber que há sim competição, mas que a ideia de comunidade dentre os que estudam é bem mais rica. Pois me acrescenta, me faz um profissional melhor, e, por fim, um homem melhor. Porque não tão somente vi novas tecnologias para inovar áreas afins, como vi soluções para um mundo melhor, para uma vivência melhor, cuidados com a natureza, humanidades e suas vivências em sociedade. Depois deste evento, volto com pensamento empreendedor, com uma visão de mundo ampliada, e com mais certeza do caminho que quero trilhar.
Fotos: dos alunos que participaram do Campus Party