Alunos do Campus Cuiabá Octayde são vice-campeões de Jornada de Foguetes

Publicado por: Campus Cuiabá / 3 de Outubro de 2023 às 08:50

Os estudantes Amanda Fernandes, do 2º ano do curso Técnico em Edificações, e Maxwell Caciano, do 2º ano do curso Técnico em Eletrônica, do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, conquistaram o segundo lugar da 44ª Jornada de Foguetes, realizada no estado do Rio de Janeiro.

A competição teve duração de quatro dias, com cada equipe podendo realizar até dois lançamentos, que ocorrem, necessariamente, em dias distintos. A jornada é aberta para alunos de escolas públicas e particulares e para estudantes do ensino superior.

Os alunos foram selecionados por meio da participação na 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), realizada pela UERJ, olimpíada experimental com equipes de até três estudantes. Nessa competição, a equipe obteve um bom desempenho, classificando-se para a 44ª Jornada de Foguetes.

Durante a participação, as equipes têm duas horas para realizar o primeiro lançamento oficial, com a medição das distâncias realizadas pelos professores. No terceiro dia, um procedimento semelhante ocorre, no entanto, as equipes só são informadas das distâncias alcançadas no quarto dia de competição, durante a cerimônia de encerramento e premiação.

“A principal importância de participar de uma competição como esta reside em fomentar o interesse dos estudantes pelos foguetes, permitindo uma abordagem mais lúdica dos conceitos físicos e químicos envolvidos”, explica o professor de Física do IFMT Campus Cuiabá Octayde, Luís Otávio Torres.

Na MOBFOG e na Jornada de Foguetes, os lançamentos de foguetes de garrafa PET são realizados obliquamente em relação ao solo, com um ângulo de 45º. A reação química que pressuriza a câmara do foguete utiliza bicarbonato de sódio e vinagre. Após os lançamentos, a distância percorrida pelos foguetes é medida, não importando a altura máxima alcançada, mas sim o alcance do foguete.