Aluno do Campus Octayde conquista medalha de prata nacional na OBFEP e bronze nacional na OBF

Publicado por: Campus Cuiabá / 27 de Novembro de 2023 às 11:08

O estudante do segundo ano do curso Técnico em Eletrônica do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, Maxwell Caciano da Silva, foi premiado com medalha de prata nacional e prata estadual na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) de 2022 e com bronze nacional na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) de 2022, na última sexta-feira (24 de novembro).

A cerimônia de premiação, que ocorreu no Auditório do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, coroou publicamente os vencedores das escolas públicas e particulares de Mato Grosso, que participaram das principais etapas das competições.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um projeto apoiado pelo CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Podem participar da OBFEP  estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver, pelo menos, um professor responsável.

Já a OBF é uma competição de caráter intelectual e desafiador, destinada a todos os estudantes de escolas públicas e privadas do ensino médio e do 8º e 9º anos do ensino fundamental.

Participante das duas competições, Maxwell não escondeu a alegria de ser o estudante mais premiado da cerimônia, com três medalhas. "É uma alegria muito grande ver o meu esforço sendo recompensado, ainda mais depois de passar por três fases da OBF e mais duas fases da OBFEP”.

Responsável pela preparação do aluno, o professor de Física do Campus Octayde, Luís Otávio Torres, que foi homenageado durante a cerimônia pelo desempenho de seus alunos, explica que a organização consiste em fazer muitas atividades e exercícios voltados para as olimpíadas.

“Eu separo exercícios que sejam voltados para as fases, ele tenta fazer sozinho no primeiro momento e, caso não consiga, eu dou o suporte. Ele vem numa crescente bem forte, tem evoluído muito desde o primeiro ano do ensino médio. É um aluno nota 10”, analisa o professor.

Para o coordenador estadual da OBF Wescley Luiz de Souza, que é professor no Campus Octayde, eventos como estes são importantes para despertar o interesse dos alunos não só nas Olimpíadas de Física, mas de todas as áreas de conhecimento. “Eu me sinto bastante honrado porque a gente vê que é um evento que coloca a física num modo mais interessante, mais aprimorado, com a divulgação científica mais objetiva diante dos alunos. Então, tudo isso visa contribuir a despertar nesses alunos o interesse nas olimpíadas, não somente de física, mas de todas as áreas de conhecimento”.

Durante a cerimônia, o diretor-geral substituto Valtemir Emerencio do Nascimento recebeu da Coordenação Nacional da OBFEP uma menção honrosa ao IFMT Campus Cuiabá Octayde pelo desempenho de seus alunos na olimpíada de 2022.

Confira as premiações:

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP)

Medalhas de bronze estadual

• Ana Julia Siqueira Coelho, da Escola Estadual José Leite de Moraes do município de Várzea Grande;
  • Allana Aparecida da Silva Dias, do IFMT Campus Juína.

Medalhas de prata estadual

• Flávio Enrick Santos do Nascimento, da Escola Estadual Militar Dom Pedro II - André Antônio Maggi do município de Rondonópolis;
  • Maxwell Caciano da Silva, do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva.

Medalha de ouro estadual

• Deivid Keven Campos Silva, da Escola Estadual Militar Dom Pedro II - André Antônio Maggi do município de Rondonópolis.

Medalha de prata nacional

Olimpíada Brasileira de Física (OBF)

Medalha de bronze nacional

Medalha de ouro nacional

• Otávio Silveira Ratto, da Escola Chave do Saber do município de Cuiabá.

Confira todas as fotos do evento, clicando AQUI.