Ação social do IFMT arrecada roupas para bazar solidário em prol das mulheres

Publicado por: Campus Cuiabá / 11 de Março de 2024 às 18:04

Em uma iniciativa conjunta e solidária, o IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, em parceria com a Associação Fome Não (AFON), entregou, na última sexta-feira, 8 de março, doações de roupas e sapatos no bairro Altos da Serra.

Os itens foram arrecadados na campanha em homenagem ao Dia da Mulher, batizada de “Roupa sem usar é roupa boa para doar”, que foi realizada entre os dias 1º e 8 de março. Durante este período, as caixas, que ficaram em vários pontos do campus,  receberam itens doados por estudantes, servidores e colaboradores.

As doações foram entregues pelas servidoras do IFMT, Dejenana Campos e Marileide Pinheiro, e pela presidente da AFON Maristhela Freitas. Todos os itens foram separados e direcionados ao Bazar Solidário realizado pela AFON, como o objetivo de utilizar o valor arrecadado para comprar ingredientes para preparar o sopão, que é oferecido todas as segundas-feiras, às 19h, para mulheres em situação de vulnerabilidade social da região, em especial, mulheres que foram vítimas de violência e mães solo.

“É extremamente importante, pois vamos atender aproximadamente 250 mulheres, mães solo, mulheres que realmente precisam da nossa ajuda, que ainda estão com muitas dificuldades igualitárias. A maioria das mulheres no Brasil recebe 40% do salário mínimo, quer dizer que só uma cesta básica representa entre 30% e 40% do salário dela. Tudo que for para agregar dentro desse espectro social e econômico é extremamente válido porque solidariedade é o amor em movimento”, salienta a professora Dejenana.

As doações foram entregues em uma casa do bairro, que serve como ponto de apoio da associação e onde são desenvolvidos os cursos e atividades para as mulheres. De acordo com a presidente da AFON, o sopão começou a ser oferecido para sete pessoas e, atualmente, são 650 pessoas beneficiadas, entre homens e mulheres.

“A maioria das pessoas que recebem são mulheres que foram abandonadas pelo marido, mulheres que têm maridos debilitados fisicamente, mães solo, mulheres que dependem desta ajuda para sobreviver”, afirma.

Além do sopão, a AFON desenvolve projetos sociais voltados para a profissionalização de mulheres, com a oferta de cursos de panificação e de artesanato, que dão a oportunidade de trabalho para essas mulheres.

“Nós partimos para esse lado de profissionalizar essas mulheres, inclusive neste domingo elas tiveram cursos de artesanato, palestra e uma instrução acerca do feminícidio, com advogadas parceiras da AFON. Então, estamos neste formato de não dar só o pão, mas de ajudar a construir algo para que elas consigam esse pão”, explica Maristhela.

Como ajudar?

Os interessados em ajudar a AFON podem entrar em contato com o Instagram da associação (@afon_mt) ou falar diretamente com a professora Dejenana Campos no DGH ( @dejenana ou @bolsasolidariadc).