A noite de segunda-feira, 2 de dezembro, foi memorável para 74 estudantes, amigos e familiares que celebraram a conquista de um diploma de curso superior no Instituto Federal de Mato Grosso.
Bruno Nogueira, escolhido pelos colegas como orador da solenidade, finalizou o curso de Tecnologia em Geoprocessamento e relembrou sua história de mais de duas décadas no Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva.
“Entrei para cursar o Ensino Médio ainda na época do Cefet, em 1999, e fiz o integrado em Topografia. Fiz graduação em Engenharia Florestal na UFMT e retornei ao IFMT para cursar Geoprocessamento porque já estava envolvido com os temas da área ambiental e mapeamento com imagens de satélite.”
Para Bruno, o retorno à casa em um curso oferecido no período noturno contemplou sua rotina como servidor público, com jornada de trabalho durante o dia. A mesma situação é compartilhada pelos colegas que chegaram ao final do curso, “de mãos dadas. Cada pessoa no seu percurso, na sua luta diária, sempre tentando apoiar o grupo para chegar até aqui”, disse.
As novas perspectivas de trabalho e de estudos animam a jornada de Bruno: ele pretende atuar em outra área no serviço público e utilizar os conhecimentos adquiridos no curso de Geoprocessamento para aprimorar a carreira. “Pretendo voltar para cursar uma especialização ou mestrado. A gente não desgruda nunca do IFMT.”
Quem também não desgrudou da mãe foi Matteo, de oito meses, filho da recém-formada em Turismo, Jakeline Camargo Marques. Ele acompanhou a mãe em parte da cerimônia e compartilhou o momento da entrega do canudo. “Como foi difícil chegar até aqui: sair de casa às 6h e voltar meia noite, enfrentar ônibus lotado, trabalhar, cuidar da casa e muito mais nas entrelinhas. Consegui com apoio da minha família, é uma conquista dedicada a vocês”, finalizou.
Em seu discurso na solenidade, o Diretor Executivo do IFMT, professor Gilcélio Peres, reafirmou o compromisso da instituição em transformar vidas por meio da educação pública, gratuita e de qualidade.
Os formandos e formandas concluíram os cursos de Bacharelado em Turismo, Secretariado Executivo, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Licenciatura em Educação Física, Tecnologia em Automação Industrial, Geoprocessamento, Construção de Edifícios, Controle de Obras, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.