A edição desse ano reuniu profissionais de diversas áreas do conhecimento
![]()
A edição 2025 do Frente a Frente com as Profissões chegou ao fim na última sexta-feira (10 de outubro), encerrando três dias de atividades voltadas à orientação e reflexão sobre as escolhas profissionais. Promovido pela Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão (CAE) do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, o encontro buscou proporcionar aos estudantes um espaço de diálogo com profissionais de diversas áreas.
A programação foi dividida em três encontros: os dois primeiros ocorreram em 19 de setembro e 1º de outubro, com a participação de profissionais das áreas de Medicina, Nutrição, Computação, Perícia Criminal, Direito e Medicina Veterinária. Na última etapa, o foco foi em profissionais que conciliam o exercício de suas carreiras nas áreas de Psicologia, Engenharia e Música com a docência.
Entre os convidados, estiveram Natanael Alexandre Oliveira Naramoto Palazin, psicólogo e mestrando pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Marcos de Oliveira Valin Júnior, professor do IFMT Campus Cuiabá Octayde desde 2012 e egresso da própria instituição; e Cristina Brauner, cantora do Coral da UFMT e professora com formação em Educação Artística e Música.
Para Cristina, o Frente a Frente foi um espaço valioso de troca de experiências entre gerações. “Eu adoro esse evento, acho importantíssimo. Essa troca com a juventude é muito rica para nós, profissionais, e também para eles, que podem conhecer de perto nossas vivências. É um aprendizado mútuo”, destacou.
![]()
Já Marcos Valin ressaltou o caráter reflexivo da atividade, que o levou a revisitar sua própria trajetória. “Foi muito legal, porque me fez parar e pensar na minha jornada, nas minhas escolhas profissionais. Às vezes, a gente só percebe o quanto fez e aprendeu quando compartilha com os outros. Essa troca é muito humana e inspiradora.”
Natanael reforçou o quanto o encontro possibilita reconhecer a importância dos vínculos humanos ao longo da trajetória profissional. “Vir aqui para falar da nossa trajetória faz a gente reorganizar as ideias e perceber que ninguém caminha sozinho. Nossa história é atravessada por professores, colegas, alunos, pacientes. Foi uma experiência muito marcante.”
O projeto tem como objetivo auxiliar os jovens na fase de decisão sobre o futuro profissional, momento marcado por dúvidas e pressões familiares, sociais e pessoais. Para isso, são convidados profissionais de diversas áreas para compartilharem suas experiências profissionais com os estudantes.
A psicóloga escolar Henriett Montanha, uma das idealizadoras do evento, destacou que a proposta foi inspirar os estudantes com exemplos profissionais que se dedicaram aos estudos e à construção de carreiras sólidas. “Trouxemos profissionais que estudaram muito para chegar onde estão, que fazem a diferença no mundo do trabalho e mostram que esforço e dedicação realmente transformam trajetórias”, ressaltou.
A edição de 2025 foi organizada pela estagiária Leandra Santos dos Reis, que precisou participar ativamente de todas as etapas até a conclusão do evento. De acordo com ela, foi uma experiência muito boa ver os alunos participando e tirando dúvidas. “Foi desafiador, mas muito prazeroso. Aprendi sobre autonomia, responsabilidade e também sobre o valor de construir algo em equipe.”
Edição 2025
Nos primeiros encontros estiveram presentes os profissionais: Gracyeli Guarienti, da Ciência da Computação; Giacomo Tonial, da Medicina, Mohana Epaminondas, da Nutrição; Rosângela Ventura, perita oficial criminal; Claire Dutra, promotora de Justiça de Mato Grosso; e Danny Franciele, médica veterinária e servidora pública.

