Qualifica + Progredir: Estudantes concluem curso em Microempreendedorismo Individual (MEI) no Campus Cuiabá Octayde

Publicado por: Campus Cuiabá / 29 de Março de 2023 às 11:27

Cerca de 200 estudantes que participaram do curso de MEI ofertado pelo Programa Qualifica Mais Progredir no IFMT Campus Cuiabá Cel. Octayde, receberam na terça-feira (28), o certificado de conclusão do curso, numa cerimônia que reuniu familiares e autoridades.

O Programa, que tem como objetivo a inclusão social de famílias de baixa renda por meio da formação profissional, é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação, Ministério da Cidadania e o Instituto Federal de Educação por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), sendo que em Cuiabá foi executado pelo Campus Cuiabá Cel. Octayde em parceria com a prefeitura de Cuiabá. Ao todo foram disponibilizadas 500 vagas para famílias cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal ou beneficiárias do Auxílio Brasil.

O curso teve a duração de quatro meses e atendeu preferencialmente público composto por 90% de mulheres chefes de família que receberam cestas básicas mensais, material didático, uniforme e auxílio para transporte e alimentação, durante a formação. "O Programa mudou a minha história. Eu achava que era uma empreendedora, mas só agora, depois do curso realmente sou empreendedora de verdade", afirmou Glaucides.

Para o professor Ms. Alceu Cardoso, diretor geral do Campus Cuiabá Octayde, o Programa Qualifica Mais Progredir é a melhor oportunidade que o Campus tem de cumprir a sua função social. "Ele traz para dentro da instituição as pessoas que não tiveram oportunidade de acesso ao conhecimento, mas que tem coragem e perseverança para tentar ganhar a vida, de tentar fazer um negócio," afirmou.

Alceu disse ainda que os beneficiários do programa também conseguirão, com esta formação, criar suas próprias oportunidades para que a sua subsistência seja garantida e para que a sua qualidade de vida melhore. "Nós temos que valorizar o povo brasileiro, para que ele gere renda, para que tenha capacitação e para que a gente tenha menores índices de pobreza", ressaltou.

Já a coordenadora do Programa no Campus Dra. Eloisa Azeredo evidenciou o sucesso do curso, que obteve um elevado índice de aceitação da população. “De 240 alunos matriculados, 195 recebem hoje seus certificados pelo IFMT. Isso significa a permanência de 81% dos ingressantes até o final do curso. Com esses dados, o curso foi considerado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) como modelo para todo o país”, afirma Eloisa.

Prestigiaram a solenidade o professor Ms. Cristovam Albano, representando o Reitor do IFMT; o vereador Luis Claudio Sodré, representando o Prefeito Emanuel Pinheiro; a Diretora de Relações Interinstitucionais e Comunitárias Populares – PROEX, Dra. Regina Pereira Menezes Olea, representando o Pró-Reitor de extensão Marcus Taques; a Coordenadora-Geral do Bolsa Formação professora Drª Ângela Santana, a coordenadora do Programa no IFMT; o professor Dr. Marcos Valin, coordenador do programa no IFM; Janaína Queiroz representando o Presidente da Fundação UNISELVA Professor Joanis Zervoudakis, e os diretores do Campus Cuiabá Octayde Julio Resende, Valtemir Emerêncio e Edilson Serra.

Texto: Gustavo Peterle/Edição: Jones Martinho

Foto: Eduardo Santos