Campus Cuiabá Octayde realiza aula inaugural de pós em Engenharia DevOps

Publicado por: Campus Cuiabá / 14 de Setembro de 2023 às 09:05

O IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva deu início na manhã de terça-feira (12) a uma pós-graduação latu senso em Engenharia DevOps, tema inovador no mercado de tecnologia. O curso, que terá duração de um ano, é ofertado para servidores públicos da área da segurança pública e profissionais graduados na área de Tecnologia da Informação (TI).

A ideia de desenvolver uma pós-graduação com esta temática partiu dos próprios servidores públicos vinculados à Secretaria Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (Sesp-MT) que viram na Engenharia DevOps uma oportunidade de aperfeiçoar o trabalho realizado no dia a dia. A partir disso, eles procuraram os professores do IFMT Campus Cuiabá Octayde e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), juntamente com a Fundação Uniselva,  para viabilizar uma qualificação inédita sobre o tema.

“Essa pós-graduação nasceu de uma solicitação da Polícia Civil em evoluir nesse tipo de conteúdo. Como aqui no Campus Cuiabá temos um Departamento de Computação (Decom) que conta com mais de 30 professores, mestres e doutores nessa área, nós decidimos enfrentar esse desafio e propor uma pós-graduação, de certa forma, inovadora”, explica Tiago Lacerda, servidor do IFMT Campus Cuiabá Octayde e um dos responsáveis pelo grupo de pesquisa Engenharia de Software Aplicado (ESA).

A Engenharia DevOps está em “alta” no mercado de tecnologia, isto porque permite que funções anteriormente isoladas, como desenvolvimento, operações de TI, engenharia da qualidade e segurança, atuem de forma coordenada e colaborativa para gerar produtos melhores e mais confiáveis.

Por essa razão, a especialização no tema gera grandes expectativas no servidor da área de TI da Sesp-MT Jefferson Reis, que analisa a iniciativa como uma oportunidade de implantar novos conhecimentos no exercício da função.

“Engenharia DEVOPS é uma vertente da área de tecnologia que vem colaborando com todas as áreas [de tecnologia]. Eu, por exemplo, sou da área de Segurança da Informação e posso afirmar que ela vai trazer boas práticas para o desenvolvimento, infraestrutura de sustentação das soluções de tecnologia”, analisa.

O corpo docente da especialização será composto pelos professores Tiago Lacerda, Adriano Neres, Evandro Freiberg, João Paulo Petri, Waldinei Bispo, Reginaldo Hugo, Leonardo Luiz, Pedro Clarindo e Guilherme Pires de Almeida.

Para o técnico em TI da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Joeder Rodrigues Franca Moura, a Engenharia DevOps é o futuro da TI porque dentro do mercado de tecnologia tem visibilidade.

“Eu sou de infraestrutura e, no meu ponto de vista, é uma área que está declinando. Vai chegar um momento que não haverá muito mercado, tudo está indo para essa área de tecnologia DevOps. Estou tentando acompanhar a evolução da TI, pois eu quero me manter na área, estar atualizado, e analiso que aqui no IFMT é um bom local para continuar caminhando nessa área”, afirma.

Dentre os conteúdos abordados no curso estão: Projetos Ágeis e DevOps; Desenvolvimento de Software através de Frameworks; Testes Automatizados de Software; Gerenciamento de Mudanças de Configuração e Infraestrutura; Gerenciamento e Monitoramento de Aplicações e Infraestrutura; Integração e Entrega Contínua; e Seminário e Inovação.