Professora Sueli Valezi fala sobre trajetória no IFMT e a publicação do seu novo livro

Publicado por: Campus Cuiabá / 14 de Agosto de 2023 às 19:05

Neste relato a professora conta como foi seu ingresso no Instituto Federal, quando ainda era conhecida como Escola Técnica, nome que até hoje ressoa na memória de muitos cidadãos cuiabanos. “Posso afirmar que a motivação interna e o desejo de fazer o meu trabalho com excelência sempre foi – e continua sendo – como alvo em minhas atividades, especialmente em ser uma professora que conseguisse bons e importantes resultados entre os meus estudantes”.

Conta ainda com emoção suas vivências e a construção do seu livro de forma bastante detalhada. “O livro ‘O agir docente na Educação Profissional: trabalho e formação sob um olhar macro e microlinguageiro’ tem, portanto, a finalidade de contribuir com a formação de professores que atuam na educação profissional. Apesar de as análises apresentadas versarem sobre ações docentes da área de linguagens, não posso deixar de salientar que ela se entrelaça com outras áreas e vai formando teias de aprendizado e de saberes para atender à formação dos estudantes.

Compreender essa relação interdisciplinar no agir docente permitirá que ações efetivas para uma adequada formação integral de estudantes aconteça na instituição. Esse objetivo – formação omnilateral e politécnica – tem sido a base para a construção das propostas de formação nos cursos do IFMT e com ela permitir que os egressos assumam o mundo do trabalho não apenas com conhecimentos científicos e técnicos, mas também com um agir de forma mais humana nas relações sociais e profissionais”.

Leia na íntegra, por meio do anexo abaixo: