Professor do IFMT lança livro sobre o clero católico em Museu de Arte Sacra

Publicado por: Campus Cuiabá / 19 de Abril de 2024 às 19:07

Com uma imersão a história do clero católico em Mato Grosso colonial foi realizado, nesta quinta-feira (18 de abril), o lançamento do livro “O Clero Católico na Fronteira Ocidental da América Portuguesa (Mato Grosso Colonial, 1720 – 1808)”, escrito pelo pesquisador e professor do IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, Kleber Roberto Lopes Corbalan, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso.

A obra surgiu a partir da pesquisa de mestrado do autor, trata do perfil do clero católico em Mato Grosso colonial, especialmente aquele atrelado à prelazia do Senhor Bom Jesus do Cuiabá, expondo a situação de fronteira que definiu os padrões de comportamento social e as práticas de assistência religiosa no extremo ocidental da América portuguesa.

O livro analisa, ainda, o processo de implantação da rede eclesiástica dependente do bispado do Rio de Janeiro e as contradições geradas pela vigência do padroado. “A pesquisa vai abranger esse clero, tanto secular como regular, o período de 1720, que é quando chegam os primeiros cléricos, junto com o processo de descoberta de ouro aqui na região, nas Minas do Coxipó, depois Minas de Cuiabá”.

“Foi uma pesquisa muito profunda e um tanto quanto complexa porque não existia apenas um corpo documental para se analisar o objeto, que é o clero colonial que atuou aqui na fronteira ocidental da América Portuguesa no século XVIII. Foi um trabalho de garimpagem, buscando o que existia nos arquivos eclesiásticos de Cuiabá, de Mato Grosso, de São Paulo, do Rio de Janeiro e também os arquivos portugueses, o arquivo histórico ultramarino, os arquivos da Torre do Tombo, da Biblioteca da Ajuda, da Universidade de Coimbra”, explica o autor.

Durante a cerimônia de lançamento foram distribuídos 20 exemplares do livro. A família, os amigos, os professores da época da graduação e mestrado, e os colegas do Campus Cuiabá Octayde aproveitaram para prestigiar o professor e conhecer a obra.

Para o autor o lançamento do livro no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é algo emocionante, tendo em vista que nele estão guardados os recheios das igrejas antigas de Cuiabá, principalmente da antiga matriz que foi demolida no século XX.

“É o encontro da história porque essas pessoas que eu pesquisei, esses homens que vieram pra cá para viver, para instalar a instituição eclesiástica, a igreja, foram eles que construíram - junto com a comunidade, com os fiéis – esses altares. Então foi emocionante poder fazer esse lançamento diante desses altares, que têm tudo a ver com a minha pesquisa”, analisa.

Sobre o autor

Kleber é paranaense, radicado em Mato Grosso desde o ano de 1986. É bacharel e mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e possui doutorado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Como pesquisador, atua principalmente nos temas sobre a Igreja Católica e seu clero, no período colonial, em Mato Grosso.

Confira o livro AQUI.