Pesquisadores do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva aprovam projetos em editais da Fapemat

Publicado por: Reitoria / 15 de Julho de 2020 às 15:16

Um grupo de cinco professores do Departamento de Informática do IFMT - Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, integrantes dos Grupos de Pesquisa em Redes e Segurança (GPRS), e Fábrica de Software, foram vencedores de dois editais totalizando quatrocentos mil reais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), que investiu 1,3 milhão em pesquisa aplicada, visando o desenvolvimento de produtos e processos para áreas estratégicas da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso (SESP).

Cada projeto contará com recursos da ordem de duzentos mil reais, que serão aportados na instituição para pagamento de bolsas a professores e alunos, bem como investimento em infraestrutura para o Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva. Os projetos terão início em agosto de 2020 com prazo de execução de 12 meses.

O professor Alceu Aparecido Cardoso, Diretor de Administração e Planejamento (DAP) enfatiza que projetos como este são muito importantes para o campus, “pois aportam recursos que permitem investimentos que estruturam nossos laboratórios de pesquisa e extensão”, avalia.

Segundo o diretor, a estruturação inicial realizada pela gestão, do espaço onde funciona a Fábrica de Software, permitiu à equipe iniciar seus trabalhos e submeter os projetos à FAPEMAT, obtendo sucesso na aprovação.

Integração Contínua - O objetivo do Edital de Sistema de Integração Contínua é o desenvolvimento de solução de automação personalizada para integração contínua de softwares visando promover um ambiente/modelo automatizado de testes, construção disponibilização das aplicações da SESP. O coordenador é o prof. Dr. Ruy de Oliveira, tendo como equipe os professores Dr. Evandro César Freiberger, Dr. João Paulo Delgado Preti, Me. Tiago de Almeida Lacerda e dois alunos.

Arquitetura de Micro Serviços - A proposta de Ambiente de Micro Serviços busca o desenvolvimento de um modelo arquitetural conceitual e tecnológico para a produção, disponibilização e execução de software com a abordagem de micro serviços, no contexto da SESP. O responsável é o Prof. Dr. Valtemir Nascimento, líder atual do grupo de pesquisa GPRS, tendo como equipe os professores Dr. Evandro César Freiberger, Dr. João Paulo Delgado Preti, Me. Tiago Almeida Lacerda e dois alunos.

Um pouco da história dos Grupos de Pesquisa - Constituído em 2009 por professores pesquisadores do Departamento de Informática, o GPRS atua nas áreas de redes, segurança de redes, gestão e desenvolvimento de sistemas.

“Desde então, diversos projetos de pesquisa foram desenvolvidos junto às agências de fomento estadual e federal com a inserção de dezenas de alunos nos mesmos, garantindo a permanência deles através da prática e, que resultaram na produção científica de artigos em periódicos e conferências” lembra o diretor.

Já o Projeto Fábrica de Software foi criado em 2019, por professores pesquisadores do Departamento de Área de Informática, atualmente coordenado pelo Prof. Me. Guilherme Pires Silva de Almeida, com o apoio da equipe de Gestão do Campus, para que os alunos dos cursos superiores de Engenharia da Computação e Sistemas para Internet, hoje cerca de doze, tivessem contato com desenvolvimento de software real atendendo a comunidade interna e externa.

Para saber mais: https://fabricadesoftware.ifmt.edu.br/