Palestra no IFMT estimula reflexão sobre direitos da população negra

Publicado por: Campus Cuiabá / 9 de Fevereiro de 2024 às 18:59

A Coordenação de Assistência Estudantil e Inclusão junto a Liga Acadêmica de Minorias e Direitos da UFMT (LAMIND), realizou uma palestra com o tema direitos da População Negra, no Campus Cuiabá Octayde. A atividade aconteceu hoje, 9 de fevereiro, e reuniu cerca de 32 estudantes do ensino médio.

O projeto LAMIND é uma entidade de pesquisa, ensino e extensão sem fins lucrativos, que tem como objetivo difundir seu objeto de estudo, construindo pontes através do conhecimento. Sua atuação na palestra buscou estimular uma posição ativa dos estudantes, que foram orientados sobre ferramentas para manterem-se informados em relação aos seus direitos.

Lorena Amorim, participante do projeto, conta que a maior parte da Liga é composta por alunos egressos do IFMT, de diversos cursos, e sente que o objetivo para o dia foi alcançado. "Não somente nos preocupamos em transmitir o conhecimento que obtemos no âmbito acadêmico de forma acessível, mas também tentamos mobilizá-los apresentando formas para que os próprios possam garantir esses direitos", destacou.

Os estudantes tiveram acesso ainda a orientações à respeito de canais de denúncia, meios de comunicação, normativas existentes e todo material que possa colocá-los numa posição ativa, "é possível se manter informado por meio das redes sociais, com a manutenção de um Instagram, ou até mesmo por meio de obras literárias, que são nosso foco nas atividades de grupos de leitura aberto ao público", encerrou Lorena.

Aos interessados em saber mais, o projeto aproveitou para fazer um convite. Ocorrerá no dia 17 de fevereiro, às 13h30, um encontro do grupo literário Maria Carolina de Jesus, na faculdade de direito da UFMT.