Palestra com juiz eleitoral sensibiliza alunos sobre o valor da consciência cidadã

Publicado por: Campus Cuiabá / 27 de Março de 2024 às 12:39

Como parte das atividades da Semana da Cidadania, na manhã no dia 26 de março ocorreu uma palestra com o juiz eleitoral Jamilson Haddad, na sala de projeções do IFMT Campus Cuiabá Octayde, enquanto nas dependências do Departamento das Área de Base Comum (DABC) aconteceram emissões e regularização de títulos eleitorais.

A palestra aconteceu de modo participativo, em bate-papo com estudantes dos cursos integrados em Secretariado e em Informática, que puderam discutir os avanços e as conquistas cidadãs, também o direito de votar e ser votado e, o estímulo à emissão de seus documentos e o papel de votar.

O evento destacou, ainda, a função social dos jovens em promoverem ações e projetos de liderança em suas próprias comunidades e estimular os colegas, familiares e amigos do bairro a emitirem seus títulos de eleitor.

Para o Juiz Jamilson os estudantes são agentes políticos e têm a capacidade de gerar impacto social. "O envolvimento dos jovens na promoção de ações e projetos de liderança em suas comunidades é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a construção de uma sociedade mais participativa e engajada", ressalta.

Já para o estudante do curso superior em Engenharia da Computação, Fábio Junior Senna Moura, a Semana da Cidade foi um evento de grande importância. "Achei excelente a iniciativa do Instituto Federal de trazer o TRE para regularizar e emitir título de eleitor para os servidores e estudantes. Esse tipo de ação é fundamental para garantir que os servidores e estudantes exerçam seu direito ao voto, ainda mais aqueles que não tem muita disponibilidade para comparecer em uma unidade eleitoral", comenta.