Oficina sobre mercado de trabalho em energia solar reunirá mulheres do Pedra 90

Publicado por: Campus Cuiabá / 12 de Setembro de 2023 às 14:44

Com o objetivo de promover a inserção de mulheres no mercado de trabalho de energias renováveis, o programa EnergiIF, por meio do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, realiza no dia 15 de setembro, a Oficina Meninas em Ação com 40 alunas do ensino médio da escola Estadual Malik Didier, no bairro Pedra 90.

A oficina será realizada no Campus Cuiabá Octayde e terá uma programação com diversas atividades dinâmicas sobre a profissão, no período da manhã, e uma visita técnica ao parque de energia fotovoltaica da empresa Oeste Solar Energia, no período da tarde.

O programa Energif é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e a empresa de energia do governo alemão Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

A ação é um desdobramento do Projeto de Formação Profissional em Energias Renováveis e Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia (MME). Em 2023, o Programa EnergIF lançou o projeto Meninas em Ação para estimular a presença feminina em programas de formação técnica e no mercado de trabalho de energias renováveis.

O Campus Cuiabá Octayde foi uma das unidades dos Institutos Federais selecionadas para implantar o projeto e passou a ofertar 20% das vagas do Curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis para mulheres de escolas publicas. Neste semestre, o curso conta com 32 mulheres matriculadas.

Além dos docentes do Programa EnergIF, participam da Oficina Meninas em Ação as representantes do GIZ Brasil, Josiane Fachini Falvo e Hannah Sofie Forst, e do Coletivo Interligadas, Fabiana Dias e Gláucia Aragão.