início do conteúdo

O uso de energias renováveis é um dos destaques no primeiro dia de WorkIF

Publicado por: Campus Cuiabá / 26 de Outubro de 2023 às 12:02

O uso de energias renováveis tem se tornado uma tendência mundial, pois trata-se de uma alternativa necessária para acelerar a sustentabilidade e gerar mais empregos. Por essa razão, a oitava edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação do IFMT (WorkIF 2023) trouxe a palestra “Energias Renováveis” para sua programação no Centro de Eventos do Pantanal, nesta quarta-feira (25 de outubro).

“O objetivo é levar a mensagem para mais pessoas porque se é um negócio bom, que todos precisam e vão obter vantagem, por que não ser o mensageiro e fazer isso acontecer de forma mais rápida? Foi a partir daí que criamos a Enerzee”, explica o empresário Alexandre Sperafico, CEO da empresa Enerzee. 

A Enerzee é uma empresa cuiabana do setor de energias renováveis com mais de 1.500 projetos instalados, mais de 60 colaboradores e mais de mil consultores independentes. Ela oferece soluções nas áreas de energia solar, armazenamento de energia, estações de recarga e eletroposto, energia por assinatura, mercado livre de energia, entre outros.

O empresário, que antes de entrar no mercado de energias renováveis era piloto automobilístico, iniciou a palestra explicando que o interesse em trabalhar no setor surgiu em virtude do calor da capital mato-grossense, que o fez perceber a necessidade do uso intensivo de aparelhos como o ar-condicionado e, consequentemente, o aumento no consumo de energia elétrica.

“Para você conseguir viver numa casa em que tenha conforto e qualidade de vida, tem que abrir mão de muito dinheiro para pagar uma conta altíssima de energia. A energia solar tem essa dinâmica de ser muito rápida de acontecer. Comecei a observar o mercado não no sentido de ‘como eu posso ganhar dinheiro com isso?’, mas com o objetivo de acelerar a sustentabilidade e falar para as pessoas que elas também podem fazer parte disso”, analisa.

Durante a participação, o palestrante destacou dois termos novos: mercado livre de energia e energia por assinatura, que são alternativas vantajosas para quem deseja obter soluções de energia elétrica com pouco investimento. 

“O mercado livre de energia é um mercado que está abrindo, em que é possível comprar energia de onde quiser, inclusive por aplicativo no celular. Energia por assinatura é quando você está conectado com uma usina de energia solar e manda o crédito para a sua casa e paga com desconto. Você tem um desconto na sua conta, sem precisar instalar nada na sua casa. Você só paga o que consumir por mês e mais barato do que pagaria para a concessionária”, explica.

Além do trabalho desenvolvido no mercado de energias, a Enerzee desenvolve um projeto social Power To Change. Por meio dele, a empresa já instalou sistemas fotovoltaicos em creches e em um asilo da capital. 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT