O Negócio por trás das Startups é o tema da primeira palestra do WorkIF 2023

Publicado por: Campus Cuiabá / 25 de Outubro de 2023 às 15:26

“Qual o seu nível de empenho para resolver problemas?”. Essa foi a pergunta central da palestra “O negócio por trás das startups”, ministrada pelo anjo-investidor João Kepler Braga, nesta quarta-feira (25 de outubro), durante a oitava edição do Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação – WorkIF, realizado no Centro de Eventos do Pantanal.

Para Kepler, a iniciativa do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) de trazer esse tema para o dia a dia dos estudantes deve ser parabenizada, porque tudo começa com a educação.

“É importante falar com a base porque é justamente ela que se transformará em grandes startups do futuro. É daqui que sairão os grandes negócios do futuro, por isso é importante educar, ajudar, treinar e capacitar na base. É bacana que eles estão com muita vontade de ouvir e aprender, então isso me empolga, me traz vontade de estar aqui”, analisa.

A palestra trouxe conceitos importantes sobre as startups, trabalhando desde a sua criação até o seu desenvolvimento, e reuniu estudantes, diretores-gerais de campi e servidores do IFMT, que observaram atentamente a aula oferecida pelo investidor no Auditório Minerais, Árvores e Flores, em Cuiabá (MT).

Entre os participantes, estava a estudante do 2º ano do curso técnico em Informática do Campus de Barra do Garças, Luísa Fonseca, que prestou atenção em todos os exemplos dados pelo palestrante e descreveu o evento como uma oportunidade inovadora, inspiradora e cativante.

“Eu fiquei encantada. Enquanto ele falava, eu fazia perguntas como ‘que tipo de problema eu posso encontrar?’ e ‘que tipo de ações eu posso desenvolver?’. Estou otimista e com muita vontade de retornar ao campus e desenvolver projetos para ajudar a comunidade. Isso porque nós necessitamos disso, pois há problemas sociais e locais que precisam ser solucionados, porque essa é a missão do IFMT: formar para a vida”, afirma.

O WorkIF é um evento realizado pelo IFMT e, neste ano, tem como tema “Inovação Tecnológica e Empreendedorismo para o Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso”. O objetivo é de divulgar os trabalhos de ensino, pesquisa, extensão e inovação à comunidade interna e externa, incentivando a participação dos servidores e estudantes em projetos geradores de conhecimento e aproximando o IFMT da sociedade.