Meninas do bairro Pedra 90 participam de oficina no Campus Cuiabá Octayde

Publicado por: Campus Cuiabá / 15 de Setembro de 2023 às 19:39

A manhã desta sexta-feira (15/09) iniciou de uma maneira especial para 20 estudantes da Escola Estadual Malik Didier e 20 do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva. Elas tiveram a oportunidade de participar de uma oficina, que integra o projeto Meninas em Ação, sobre o mercado de trabalho na área de energia solar.

A ação é parte do programa de qualificação da SETEC/MEC, EnergIF, que tem como objetivo estimular a inserção das mulheres no mercado de trabalho de energias renováveis, por meio de cursos de curta duração. Um desses cursos é o de Eletricista de Sistemas de Energia Fotovoltaica, já ministrado no campus, e que, atualmente, conta com 37 mulheres matriculadas.

Para a estudante Mary Ketellei Lima, a oficina proporciona a oportunidade de mais conhecimento e abre uma boa possibilidade no futuro. “Eu gosto da área e pretendo atuar no futuro com energia solar, energia renovável, seguir esse caminho. Estar aqui no IFMT conhecendo a estrutura e os professores é o caminho para mim”, disse Mary.

Quem tem a mesma opinião é a aluna do curso de Técnico em Eletrotécnica do Campus Cuiabá Octayde, Mariana Delfino. Ela afirma que a oficina é muito interessante, pois mostra que é possível sim as mulheres estarem na área de energia solar, que hoje é dominada pelos homens. “É uma área que cresce muito e tem condições de oportunizar à muitas mulheres a oportunidade do emprego”, frisou.

Já a professora Ângela Santana, coordenadora do Projeto Meninas em Ação, explica que a oficina é uma das ações do Programa que pretende despertar o interesse das mulheres para trabalhar na área de energia renovável. “Nossa proposta é sensibilizar mulheres para se profissionalizarem na área de energia renovável”, ressaltou.

Além da oficina, as 40 participantes participaram, no período da tarde, de uma visita técnica ao Parque de Energia Fotovoltaica da empresa Oeste Solar Energia.

Profissionais do Futuro

A oficina sobre energias renováveis é resultado de um projeto de cooperação entre o governo brasileiro e o governo da Alemanha e tem como executora no Brasil a Setec/MEC e pelo lado alemão a empresa de energia Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Dessa cooperação nasceu também o projeto de capacitação profissional: Profissionais do Futuro, que tem a Rede Federal de Educação como um dos principais executores das ações de qualificação na área de energias renováveis. “Um dos nossos desafios é promover a equidade de gênero no mercado de trabalho de energias renováveis. Diante disso, há a necessidade das oficinas para sensibilizar mulheres para os postos de trabalho”, explica a Consultora da GIZ, Fabiana Dias.

Fabiana explica ainda que dessas ações de sensibilização e de qualificação surgiu outra iniciativa coletiva: Interligadas, que visa reunir empresas, escolas e profissionais com a finalidade de congregar os diversos atores do setor para melhorar a inserção das mulheres no mercado de trabalho de energia solar.