IFMT integra Missão Técnica de Inovação em Israel e Dubai

Publicado por: Reitoria / 15 de Junho de 2023 às 15:56

O Instituto Federal de mato Grosso (IFMT) compôs a Missão Técnica Benchmarking de Inovação - 2023, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – MT), com agendas em Israel e em Dubai entre os dias 1º a 13 de junho.

O objetivo da missão foi explorar o ecossistema de inovação presente em países pioneiros e com relações comerciais com o Brasil. No contexto corporativo, benchmarking se refere ao processo em que uma empresa pesquisa e avalia as práticas e estratégias adotadas por outras organizações que atuam no mesmo mercado.

Participaram a chefe do Departamento de Inovação Tecnológica, Fernanda Caldeira e o gerente da Ativa Incubadora, Lenoir Hoeckesfeld. Os servidores integraram uma comitiva de 45 representantes dos diversos setores produtivos de Mato Grosso, da Federação das Indústrias, gestores públicos municipais e equipe de negócios do Sebrae-MT.

Foram realizadas 14 visitas técnicas em empresas, universidades e centros públicos de tecnologias de Dubai.

A missão técnica teve o apoio e acompanhamento da Câmara de Comércio Israel x Brasil e da Embaixada Brasileira em Israel, com suporte e orientação para a viabilização de parcerias e formalização de negócios entre os países. Israel é conhecido como a "nação do empreendedorismo". Tem desempenhado um papel fundamental no cenário global de startups e se tornou um dos principais hubs de inovação e empreendedorismo, com a presença de startups em setores como tecnologia da informação, cibersegurança, biotecnologia e agritech.

Para a chefe de Departamento de Inovação, a missão possibilitou o contato com tecnologias modernas e inovadoras e o conhecimento em profundidade do processo de criação e atuação das organizações visitadas. Também foi possível compreender as demandas e expectativas dessas organizações em relação ao Brasil.

“Tão importante quanto foi compartilhar a missão com empresários e representantes dos municípios, para conhecer as demandas desses setores e o que buscam no exterior. A junção das práticas e tecnologias conhecidas, com as necessidades dos setores produtivos nos faz identificar as diversas possibilidades de atuação que o IFMT pode desenvolver nas áreas de inovação,” avaliou Fernanda.

O gerente da Ativa Incubadora, Lenoir Hoeckesfeld, destacou o acesso a universidades e institutos de pesquisas que atuam com intensidade na temática do Empreendedorismo, desenvolvendo ações muito parecidas com as desenvolvidas na incubadora de empresas do IFMT.

“A principal diferença é que lá as empresas investem muito nos projetos desenvolvidos pelas instituições de ensino. Eis o grande desafio nosso aqui no Brasil. Além disso, o foco das Incubadoras e Aceleradoras é sempre na captação e retenção de talentos, entendendo que projetos vem e vão, mas são os talentos que ficam para desenvolver novos projetos e tecnologias," observou.