IFMT Campus Cuiabá sediará cursos do GeoPantanal

Publicado por: Campus Cuiabá / 20 de Outubro de 2016 às 11:43

IFMT Campus Cuiabá sediará cursos do GeoPantanal

O Campus Cuiabá será sede dos cursos do 6º Simpósio de Geotecnologias do Pantanal - GeoPantanal que reúne pesquisadores em torno de temas que envolve o bioma Pantaneiro e áreas úmidas. O GeoPantanal acontece entre 22 a 26 de outubro e tem como organizadores a Embrapa Informática Agropecuária, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Participam como parceiros as Universidades Federais de Mato Grosso e Mato Grosso do sul e o Campus Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso. “É significativo para nós do IFMT Cuiabá sermos parceiros de um evento como esse, pois mostra o avanço que a instituição vem conquistando no meio acadêmico”, destacou Ângela Oliveira, representante do Campus Cuiabá na Comissão Organizadora.

Estão previstos a apresentação de pôsteres, cursos, exposição de banners e mesa redonda. Os cursos serão aplicados nos laboratórios de informática do Campus Cuiabá, as palestras, exposição de pôsteres e mesa redonda acontecerão no Centro de Convenções do Hotel Deville Prime. A organização prevê a participação de 200 pesquisadores interessados no uso de geotecnologias para estudos no Pantanal, entre profissionais e estudantes de nível técnico, graduação e pós-graduação.

Para a professora doutora Norka Albernaz, coordenadora do curso de Tecnologia em Geoprocessamento, a parceria com o GeoPantanal representa uma excelente oportunidade para o Campus Cuiabá. “Teremos aqui os principais pesquisadores e as melhores pesquisa sobre o assunto. Essa possibilidade de acesso ao conhecimento é essencial na formação profissional de nossos alunos e no aperfeiçoamento dos professores”, salientou.

Além da cessão das salas o Campus Cuiabá será representado no evento pelo professor doutor Thiago Statella, que apresenta um artigo sobre a análise da qualidade das imagens do satélite CBRS-4 que monitora os recursos naturais no mundo e pode ser usado por pesquisadores para monitorar agressões ao meio ambiente como queimadas e desmatamentos. Outras informações no www.geopantanal.cnptia.embrapa.br/2016/programa2016.