Gestão de Risco de Obras Públicas é tema de dissertação de servidora do IFMT

Publicado por: Campus Cuiabá / 12 de Setembro de 2023 às 15:25

Na tarde de segunda-feira (11 de setembro), a servidora do IFMT Jessica Fernanda de Lima Monge apresentou a dissertação para o Exame de Qualificação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - Mestrado Profissional (ProfEPT IFMT) com o tema “Gestão de risco e atrasos em obras públicas no IFMT: lições refletidas para a prática educativa na EPT”, que aborda como a gestão de riscos pode contribuir nas fases de planejamento, execução e controle de obras públicas.

Durante oito meses a servidora pesquisou sobre temas relativos, com o objetivo de construir a tese. Inclusive o ambiente de trabalho foi um fator determinante na construção do projeto. Isso porque ela está lotada na Diretoria de Planejamento da Reitoria do IFMT e percebeu a importância do processo de planejamento na execução de obras públicas.

“A ideia foi abordar melhor os projetos e o planejamento das obras do IFMT, então, para isso, foi pensado na gestão de risco, dentro do gerenciamento de projetos, pois é onde a gente vai buscar eliminar o máximo possível de riscos” explica.

Na banca examinadora estiveram docentes com vasta experiência, dentre eles, o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Evandro Aparecido Soares da Silva, egresso da extinta Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT), atual IFMT, que ressaltou a satisfação de voltar ao campus para analisar um trabalho com tanto para contribuir com a sociedade.

“Mais do que a contribuição da dissertação colocada como exame de qualificação, é a sensação de estar em um lugar que sou grato. E dessa sorte, contribuir por meio dessa dissertação de suma importância. Isso porque ela começa a olhar de dentro para fora, abordando questões dentro da própria instituição e, a partir dessa perspectiva, trazer um estudo de caso para educar, formar estudantes, professores e técnicos”, analisa.

Para o coordenador do ProfEPT IFMT, Geison Jader Mello, a pesquisa emerge do próprio cotidiano de alguns campus e, a partir disso, pode conduzir os estudantes do ensino médio a estudar o processo de gerenciamento de obras.

“É algo interessante porque você utiliza de uma forma muito contextualizada, então ela está utilizando essas relações de obras que estão muito próximas dos estudantes para que eles tenham, por meio da aprendizagem baseada em problemas e da aprendizagem baseada em equipes, identificar o que aconteceu com essas obras e, talvez, fazer inferências de soluções e, nesse processo, estudar toda a teoria de gestão de riscos de obras públicas”, analisa.

Além do reitor da UFMT e do coordenador do ProfEPT IFMT, participaram da banca examinadora os professores doutores André Luiz Amorim da Fonseca, orientador da servidora, José Vinícius da Costa Filho e Leidimar Cândida dos Santos.

ProfEPT IFMT

É um programa de mestrado em rede nacional, de educação profissional e tecnológica, que tem como objeto de estudo a educação profissional tecnológica, isto é, o ensino médio integrado. O foco é que as ações e as pesquisas sejam desenvolvidas no âmbito do ensino médio integrado, por meio de ações de prática de ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ou na gestão, organização e memória dos espaços da EPT.