Estudante do Campus Cuiabá Octayde é aprovada em Universidade na Espanha para cursar Engenharia Civil

Publicado por: Campus Cuiabá / 4 de Abril de 2023 às 11:03

Letícia Muraro, estudante do curso técnico em Edificações do Campus Cuiabá Octayde Jorge da Silva, foi aprovada na Universidade de Jaén na Espanha para fazer a graduação em Engenharia Civil. O ingresso da estudante ocorreu por meio do processo seletivo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

A seleção foi realizada em uma única etapa e consistiu na avaliação do desempenho dos últimos anos do ensino médio. Na edição de 2023 apenas uma vaga foi disponibilizada nesta modalidade. O programa do Conif que seleciona estudantes para graduação na Espanha está em sua terceira edição. O edital é normalmente aberto durante os meses de março e abril, exclusivamente para cursos de engenharia. A bolsa do Conif é da modalidade A, cobre os gastos da universidade, seguro saúde e ajuda financeira, deixando de fora alimentação e moradia.

Letícia conta que começou a participar dos projetos de pesquisa no segundo ano no Campus Cuiabá, quando conheceu o aplicativo chatclass e começou a estabelecer laços relacionados à oportunidades internacionais. Um tempo depois a estudante fez parte do Núcleo de Internacionalização do Campus Cuiabá, coordenado pelo professor Weslley Siqueira, obtendo apoio aos seus projetos.

“Foi ele quem me guiou e me mostrou que existia, sim, a possibilidade de fazer faculdade no exterior e isso deixar de ser apenas um sonho e tornar-se realidade,” ressaltou Leticia.

No terceiro ano foi aprovada em um programa de verão, participou de projetos, fez cursos extras, estudou idiomas, atuou em atividades e eventos promovidos pela instituição, manteve um excelente desempenho acadêmico e participou de viagens e visitas técnicas. No quarto ano, junto com outro estudante do Campus Cuiabá, Letícia foi selecionada para um intercâmbio na Espanha, no qual o IFMT teve papel fundamental para viabilizar a viagem, por meio da ajuda de custo.

Assim que retorna, realiza uma palestra aos estudantes do Campus, em que compartilhou um pouco de sua experiência e também o incentivo para outros alunos, que poderiam construir seus próprios caminhos ao mostrar que é possível participar de oportunidades semelhantes ainda no Ensino Médio.