início do conteúdo

Escolha profissional é tema de bate-papo entre estudantes e profissionais

Publicado por: Campus Cuiabá / 2 de Novembro de 2023 às 10:31

Sabe aquela dúvida que surge no momento de fazer a escolha profissional? Como forma de facilitar esse momento tão difícil na vida dos estudantes, a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva realizou na terça-feira (31 de outubro) o Frente a Frente com as Profissões.

O evento é um bate-papo entre estudantes e profissionais, que busca promover vivências, informativos e reflexões que facilitem a tomada de decisão da escolha profissional, auxiliando os estudantes a desenvolverem uma identidade ocupacional. A iniciativa é da psicóloga do campus Henriett Montanha com a colaboração das estagiárias Ana Paula Brito de Oliveira, Gabriela Ramos dos Anjos, Débora de Siqueira Thiel e Jenely Carvalho de Souza.

“O objetivo é atender os estudantes dos últimos anos do ensino médio integrado para que eles tenham subsídios para fazer escolhas mais assertivas no âmbito profissional”, explica a psicóloga.

A iniciativa, que está em sua 17ª edição, trouxe quatro profissionais distintos para compartilhar suas experiências, entre eles o engenheiro florestal Paulo Matos, a arquiteta Karla Araújo, a tecnóloga em construção Elisangela Carla Franca e a médica dermatologista Aline Monçal. 

O engenheiro florestal, que é concursado do Estado de Mato Grosso, explicou a importância de traçar um objetivo de vida e como esta decisão foi importante para “chegar onde chegou”. 

“Eu criei um projeto de vida para mim que era ‘eu só vou casar a partir do momento que eu tiver a minha casa, o meu carro, antes disso eu não caso’. Trabalhando na iniciativa privada eu tive a oportunidade de ter tudo isso, porque você tem um ganho muito grande na área. Quando eu conquistei tudo que eu gostaria, eu decidi fazer um concurso para trabalhar no Estado de Mato Grosso”, explica. 

O maior desafio profissional para a arquiteta Karla foi conquistar a confiança e respeito dos clientes, especialmente por estar formada aos 22 anos. Para solucionar esse problema, ela decidiu criar conteúdo para as redes sociais como forma de apresentar o seu trabalho e conquistar novos clientes. 

“O Instagram ajudou a passar essa credibilidade aos meus clientes. Além disso, também contribuiu para mostrar a minha personalidade, pois as pessoas viam e me procuravam pela minha competência, mas também pelo meu jeito dinâmico, conversador e brincalhão”, explica.

Já para Elisangela, que é professora do campus, o grande desafio veio antes mesmo da formatura. Ela conquistou a aprovação em um concurso do Exército Brasileiro e teve que liderar a execução de uma obra na BR-163. 

“Foi uma experiência muito enriquecedora. Eu trabalhei em meio a 220 homens. De mulher só tinha uma colega e eu. Eu estava com cargo de chefia, com muita responsabilidade, tinha acabado de sair da faculdade e nem tinha entregue o meu TCC ainda. Não foi fácil, eu tive que aprender na garra, mas encarei”.

Outra convidada que conquistou a atenção dos estudantes foi a médica dermatologista Aline, que dividiu um pouco da trajetória até a conquista do diploma e a escolha da especialização. 

Quando foi aprovada na Universidade Federal de Roraima (UFRR) percebeu que os custos do curso ainda seriam altos, mesmo em uma instituição pública. Por essa razão, decidiu fazer um concurso, no qual foi aprovada e, durante a graduação, trabalhou no período noturno e estudou no período integral. 

“Minha vida foi estudar, eu era aquela pessoa que pregava as fórmulas na parede porque eu queria muito medicina. Dá para fazer faculdade trabalhando. É preciso entender que sonho não movimenta ninguém, o que movimenta é meta. Tudo que você passa no caminho precisa se transformar em meta para você alcançar o que você quer no final. No final, nada é perdido”, afirma.

A escolha dos palestrantes e os temas abordados chamaram a atenção de todos os participantes, que se inspiraram em muitas histórias contadas durante o encontro. 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva

Rua Profa. Zulmira Canavarros, 95 - CEP: 78005-200

Telefone: (65) 3318-1403

Cuiabá/MT