Equipe de xadrez do Campus Octayde conquista primeiras colocações em campeonato cuiabano

Publicado por: Campus Cuiabá / 30 de Outubro de 2023 às 12:49

O diretor-geral do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva Alceu Cardoso recebeu três alunos do campus que conquistaram as primeiras colocações na modalidade de xadrez da 46ª Edição dos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs).

Os estudantes são Maria Luiza dos Anjos, que cursa o 1º ano do curso técnico em Secretariado, Kevyn Gabriel Barros, estudante do 2º ano do curso técnico em Eletrônica, Amanda Fernandes, aluna do 2º ano do curso técnico em Edificações, acompanhados do monitor do Laboratório de Xadrez Marcos Ximenes.

O campeonato promove a participação de estudantes de escolas públicas e particulares em modalidades coletivas e individuais. Este ano, registrou a participação de 93 instituições de ensino e um total de 1.684 atletas inscritos.

“Os jogos cuiabanos são realizados todo ano, mas durante a pandemia deram uma pausa. Nesse retorno, os nossos alunos representaram bem o time de xadrez do Campus Cuiabá Octayde e trouxeram essas medalhas”, explica o monitor.

Amanda, que é medalhista de ouro em xadrez nos Jogos Estudantis Mato-Grossenses 2023, ficou muito feliz em ser a primeira colocada no JECs. “Foi bem bacana o jogo em si. Eu tenho um amor muito grande pelo xadrez, então foi muito bom jogar e conseguir representar o IFMT por meio dele”.

Já a estudante Maria Luiza, que conquistou o 2º lugar no JECs, acredita que as vitórias incentivam os colegas do campus a participarem do Laboratório de Xadrez. “A gente sabe que tem esse sentimento de querer ganhar uma medalha e é um exemplo que traz mais pessoas para a Sala de Xadrez e para os campeonatos”.

O estudante Kevyn ficou com a medalha de bronze na disputa.

Para o monitor, o apoio do campus é essencial para a participação nos torneios, tendo em vista que em campeonatos a instituição custeia o valor da inscrição, o transporte e, no caso de torneios realizados em outras cidades, a hospedagem. Na última disputa que participaram durante o Campeonato Mato-Grossense de Xadrez 2023, realizado em Sinop, os enxadristas voltaram para casa com sete premiações.

“O time de xadrez é quase que uma família. Nós fomos para Sinop participar do Campeonato Mato-Grossense de Xadrez com a ajuda do campus, que disponibilizou uma van para o deslocamento e conseguiu o alojamento, e foi incrível”, explica o monitor.

Torneio de Xadrez no Campus Octayde

Como forma de conquistar futuros campeões na modalidade, os responsáveis pelo Laboratório de Xadrez do Campus Octayde promovem o 1º Torneio Rápido e Amistoso do Laboratório de Xadrez 2023, que será realizado no dia 1º de novembro.

Serão dois torneios, um no período matutino, às 9h30, e o outro no período vespertino, às 13h30. Os interessados podem se inscrever até a data de hoje (30 de outubro).

Para isso, basta clicar AQUI e acessar o formulário de cadastro.