Em São Paulo professores do Campus Cuiabá Octayde participam de capacitação em energias renováveis

Publicado por: Campus Cuiabá / 15 de Maio de 2023 às 15:42

Para proporcionar o aprimoramento em sistemas fotovoltaicos, diretamente ligado a área de formação do docente, os professores Saulo Pieretti e Tony Inácio do IFMT Campus Octayde participaram da capacitação da chamada Qualifica Mais EnergIFE no IFSP Guarulhos. Foram 30 horas de duração, sendo organizada em 14 horas de maneira remota e 16 horas presenciais, em busca de aprimoramentos que possam ser aplicados em todos os cursos do Departamento de Engenharia Elétrica e Automação.

O Qualifica Mais EnergIFE é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis. A iniciativa atende aos objetivos do Programa EnergIFE, estruturado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. Entre suas vertentes de apoio constam a aquisição de equipamentos de infraestrutura para geração de energia elétrica por fontes renováveis e a implementação de cursos para formação de profissionais na área.

De acordo com o professor Tony Inácio da Silva, chefe do Departamento de Engenharia Elétrica e Automação do Campus Cuiabá, a proposta da capacitação é sobretudo qualificar e ampliar a oferta de profissionais no segmento das Energias Renováveis por meio da qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.

“O programa EnergIFE busca qualificar mais profissionais na área de energia solar, essas são qualificações para desde profissionais nível fundamental, como instalador de sistemas elétricos fotovoltaicos. O Campus Cuiabá é pioneiro neste quesito, pois já ofertou 200 vagas na área no ano passado e também auxiliou a implantação de mais 400 vagas em 2 outros Campi do IFMT, então essa formação ela continua, é um programa do MEC SETEC em parceria com uma agência governamental alemã", ressaltou Tony. "A geração de energia limpa é uma tendência mundial, uma energia que seja menos poluente e que tenha uma massa em energia verde. O sol está aí de graça, então essa é a ideia da proposta que tanto o Brasil quanto os demais países estão investindo”, destacou ainda.

Frente a esta realidade, a capacitação ocorreu em nível nacional, com a presença de diversos Institutos Federais espalhados pelo Brasil, no entanto, a capacitação no Campi do IFSP não foi a única, ocorreram outras capacitações em Minas Gerais e Manaus por exemplo, o Campus Cuiabá optou por ir ao Instituto Federal de São Paulo Guarulhos, devido a logística. Como dito, uma parte do curso foi realizada via reuniões virtuais, que foi a forma que a SETEC encontrou para alcançar um número maior de pessoas e assim mais Campi possam aplicar e abrir novas turmas de instalador de sistema fotovoltaico.

“O estado de Mato Grosso possui grande potencial para produção de energia solar, Cuiabá já é uma das capitais com maior potência instalada em número de painéis e entre outras coisas relacionadas, o estado está entre os 5 maiores produtores do Brasil, características de incidência solar, tempo de sol presente, facilitam bastante a nossa vocação na produção de energia solar. Além do mais, o mercado está muito aquecido, tendo em vista o alto preço da energia elétrica nas concessionárias a instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia doméstica ou privada acaba sendo uma grande vantagem. Por isso, tem se intensificado a procura por profissionais de instalação de sistema fotovoltaico e o Campus Cuiabá como instituição de capacitação, vem buscando formar cada vez mais profissionais qualificados”.