Divulgado resultado final do seletivo de servidores para imersão na Noruega

Publicado por: Reitoria / 5 de Julho de 2023 às 14:10

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) divulgou o resultado final do processo seletivo para a imersão de servidores docentes e pesquisadores na Norwegian University of Life Sciences (NMBU), na Noruega. O Edital 33/2023 selecionou profissionais das áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Automação Industrial para participar do programa.

Os pesquisadores aprovados para a imersão na NMBU, que terá duração de 15 dias e será realizada na cidade de Ás, no condado de Akershus, são os docentes Alexandre dos Santos do Campus Cáceres – Prof. Olegário Baldo, Junio Santos Bulhões do Campus Primavera do Leste, e Ed Wilson Tavares Ferreira e Juliana Fonseca Antunes, ambos do Campus Cuiabá - Octayde.

Junio Santos Bulhões, um dos selecionados, expressou seu entusiasmo em participar da imersão com os colegas do IFMT e destacou a importância dessa oportunidade de intercâmbio com a NMBU.

"A NMBU é reconhecida por sua excelência acadêmica, pois possui diversas pesquisas em soluções tecnológicas em robótica e automação, por exemplo, referentes ao meio ambiente e à agricultura, o que é de suma importância para o estado de Mato Grosso. Espero que este intercâmbio fortaleça os laços entre as duas instituições e que o conhecimento e network adquiridos pelos quatro professores sejam compartilhados com os demais servidores do IFMT."

Missão Internacional do IFMT

Essa imersão na NMBU é o resultado de uma parceria estabelecida em março de 2023 entre o IFMT e o Grupo de Pesquisa em Robótica da NMBU, durante uma missão internacional do IFMT  com instituições europeias. O objetivo desse projeto, coordenado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMT (Propes), é promover redes de pesquisa internacionais e buscar a implantação de laboratórios no IFMT, com foco em áreas específicas como desenvolvimento de Softwares e Robótica Aplicada. Além disso, pretende-se transformar o IFMT em um ambiente de pesquisa internacional, impulsionado pelo desenvolvimento e troca de conhecimento entre as instituições parceiras.

Notícia relacionada:

Lançado edital de seleção de pesquisadores para imersão na NMBU - https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/lancado-edital-para-imersao-de-pesquisadores-das-areas-de-ti-e-automacao-na-nmbu/