Confira a programação do I Fórum Integrado de Assistência Estudantil e Inclusão

Publicado por: Campus Cuiabá / 22 de Agosto de 2023 às 13:30

O I Fórum Integrado de Assistência Estudantil e Inclusão: Direitos humanos e Diversidade cultural e étnica nas escolas, que acontecerá nos dias 24 e 25  de agosto, propõe integrar as temáticas vinculadas à Educação Inclusiva e Direitos Humanos e as demandas relativas à Assistência Estudantil e mobilização política e social dos estudantes.

Dentre as atividades previstas no Fórum, destaca-se a discussão sobre a diversidade no ambiente escolar e coloca em pauta a naturalização dos preconceitos. Essa naturalização acontece pelo movimento de resistência ao diverso, ideologicamente motivado, baseado em senso comum, falta de estudo e inconsistências argumentativas. Em grande parte, isso se evidencia pela naturalização de estigmas sociais, tais como: preconceito, racismo, sexismo, etarismo, capacitismo, bullying, segregação, entre outras temáticas, que também se entrecruzam, dada a complexidade das situações.

O Fórum traz, ainda, as demandas da Assistência Estudantil e a necessidade de mobilização política e social dos estudantes na garantia dos seus direitos.

O avanço no Campus Cuiabá Octayde, de uma Educação verdadeiramente Inclusiva e uma Assistência Estudantil efetiva, depende da colaboração de todos!

Participem!

Arquivos relacionados