Publicado por: Campus Cuiabá / 25 de Agosto de 2020 às 12:34

Começou hoje a segunda etapa da Semana do Turismo e do II Workshop do Geoparque Chapada dos Guimarães promovido pelo curso de bacharelado em Turismo do campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva em parceria com a UFMT e que tem como tema central: Geoturismo, Geodiversidade e Educação Ambiental.

Paralelos ao Workshop acontece também o 2º Concurso Geoparque em Desenho, o 1º Concurso Geoparque de Chapada dos Guimarães e o 1º Concurso de Fotografia do Geoparque. É o segundo evento que as duas instituições realizam juntas. Na última sexta, 21, terminou a II Semana do Turismo que reuniu mais de mil pessoas.

Na primeira etapa foram realizadas 12 palestras, duas mesas redondas e um tour virtual. Em média participaram de cada programa online do evento cerca de 200 pessoas de diversos locais do pais. As palestras e as mesas redondas foram conduzidas na forma de lives.

Segundo o professor o professor Daniel Rosa do campus Cuiabá, a participação foi significativa. “Tivemos uma boa média de público assistindo as lives e uma boa repercussão entre os profissionais da área e estudantes que fizeram questionamentos e sugestões durante as transmissões”, explicou.

Entre os temas das palestras foram abordados assuntos como paleontologia, geologia e espeleologia no município de Chapada dos Guimarães, patrimônio geológicos e geoparques da UNESCO e Inventário dos geossítios do Geoparque de Chapa dos Guimarães. Foram realizadas 12 palestras e duas Mesas Redondas.

Daniel Rosa salienta também a importância do envolvimento dos alunos do projeto Geoparque e dos alunos da disciplina Organização de Evento, do curso de Bacharelado em Turismo, além da comunidade chapadense. “Esse engajamento é essencial nesse trabalho que estamos desenvolvimento junto a UNESCO de reconhecer o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães como um Geoparque”, frisou.

Paralelo ao II Workshop do Geoparque Chapada dos Guimarães acontece também o 2º Concurso Geoparque em Desenho, o 1º Concurso Geoparque de Chapada dos Guimarães e o 1º Concurso de Fotografia do Geoparque. O evento é organizado por uma equipe composta por professores e alunos do IFMT e da  UFMT e conta com a presença de instituições como a Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), Associação de Profissionais Geólogos de Mato Grosso (Agemat) e Sociedade Brasileira de Geologia (SBG-Núcleo Centro Oeste).

As inscrições para o evento II Workshop do Geoparque Chapada dos Guimarães são  gratuitas e podem ser feitas aqui. Outras informações no endereço eletrônico https://www.facebook.com/geoparquechapadamt/  ou  https://www.instagram.com/geoparque.chapadadosguimaraes

Faça já sua inscrição: www.even3.com.br/semanaturismogeoparque