Centenária Escola Técnica Federal completa 114 anos

Publicado por: Campus Cuiabá / 20 de Setembro de 2023 às 15:05

A tradicional Escola Técnica Federal de Mato Grosso, hoje Campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva do IFMT, completa neste sábado (23) 114 anos de criação. Para celebrar tantos anos de história será realizada na sexta-feira (22) uma programação especial para estudantes, servidores, egressos e aposentados.

Dentre as inúmeras atividades previstas para a festividade, haverá hasteamento de bandeira, jogos, feira cultural, gastronômica e artesanal, além de apresentações musicais.

Durante o evento, os participantes poderão, ainda, relembrar a história da escola, por meio de uma mostra fotográfica, com imagens que contemplam desde a criação até os dias atuais.

"Uma instituição só tem vida longa em razão das pessoas que a acompanha. O sucesso dela é o nosso sucesso, por isso não podemos, de forma alguma, deixar de comemorar a cada ano. Mesmo em meio as dificuldades, nós sempre estamos superando e fazendo com que ela continue cumprindo a sua função social, acadêmica e também pessoal", destaca o diretor-geral do Campus Cuiabá Octayde, Alceu Cardoso.

O Campus Cuiabá Octayde

Desde sua fundação em 1909 pelo presidente Nilo Peçanha, a instituição secular tem como objetivo a qualificação profissional de jovens para a inserção no mercado de trabalho. Localizado no "coração" da capital mato-grossense, o Campus Octayde marcou diversas gerações de cuiabanos, que tiveram a oportunidade de acompanhar as múltiplas transformações, nos últimos anos.

Atualmente, a escola conta com três mil estudantes, distribuídos nos seguintes cursos: sete cursos técnicos para alunos que concluíram o ensino fundamental; quatro cursos técnicos subsequentes, para aqueles que já terminaram o ensino médio; e 13 cursos superiores, sendo sete cursos tecnólogos, dois bacharelados, três engenharias e uma licenciatura. O campus também oferece sete cursos de educação à distância, dois mestrados e nove cursos de formação inicial e continuada.

O Campus Cuiabá Octayde compõe, junto com outros 18 campi do IFMT em funcionamento na capital e interior, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Mato Grosso.

Data: 22 de setembro (sexta-feira)
Horário: a partir das 8h
Local: Campus Octayde Jorge da Silva – Rua Profa. Zulmira Canavarros, 93 – Centro