Abertura da XIII edição do Áfricas será nesta terça-feira

Publicado por: Campus Cuiabá / 6 de Novembro de 2023 às 11:34

O IFMT Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva realiza nesta terça-feira (07), às 8h, a cerimônia de abertura da XIII edição do Áfricas, no Cine Teatro, com apresentação da comissão de diversidade, homenagens pela luta antirracista aos professores Antonieta Luiza Costa, Francisco de Andrade Rosa e Rinaldo Almeida e apresentações culturais com Gê Lacerda e Hermínio Nhantmbo.

O evento, que é promovido todos os anos pelo campus, tem como objetivo oferecer aos estudantes um momento de reflexão, de vivências e de problematizações sobre as questões raciais e étnicas no Brasil.

O tema deste ano, “Cada cabeça um quilombo”, busca mostrar o protagonismo dos povos quilombolas e as lutas travadas como forma de combate a violência. “A gente tem essa referência como uma metáfora do quilombo, como um espaço de libertação, de consciência, de coletivo”, explica o professor Claudio Dias, presidente da Comissão do Áfricas.

Após a cerimônia de abertura, a programação segue para o Campus Cuiabá Octayde com palestras, rodas de conversas, mesas-redondas, oficinas, minicursos, exibição de filmes, mostras fotográficas e apresentações artísticas, culturais e musicais.

“O Áfricas deste ano traz alguns diferenciais, primeiro que volta a ser um evento com vida própria, dentro de um calendário próprio. Outro diferencial é que ele vai ter uma homenagem a três professores ligados a causa antirracista: Antonieta, professora ligada ao movimento negro de Cuiabá; Rinaldo, professor da antiga Escola Técnica Federal (ETF) e autor da Lei do Dia da Consciencia Negra em Cuiabá, que depois se desdobrou em uma lei estadual; e ao professor Francisco, também  muito engajado no movimento negro”, explica Dias.

O evento encerra nesta quarta-feira (8 de novembro), às 21h30, com atividades culturais e exposições.

As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas on-line pelo site IFMT Eventos, acesse AQUI

V Seminário de Direitos Humanos e Movimentos Sociais

Em sintonia com o XIII Áfricas, será realizado o V Seminário de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, nos dias 7 e 8 de novembro, no IFMT Campus Octayde.

O seminário terá duas rodas de conversas, uma nesta terça-feira com o tema "Terra para nutrir: alimento e saúde - Temática central: discussão sobre agrotóxicos e práticas de agricultura sustentável" e a outra, na quarta-feira com o título "Preservar para ocupar: Centro Histórico de Cuiabá - Tema central: abordar a importância do patrimônio arquitetônico e história de Cuiabá".

As inscrições também estão abertas e podem ser realizadas pelo mesmo site ao clicar AQUI. Os interessados também podem assistir as rodas de conversas on-line, pelo Canal do Youtube do IFMT Campus Cuiabá.