Campus Cuiabá Octayde realiza formatura de 59 profissionais

Publicado por: Campus Cuiabá / 24 de Abril de 2024 às 17:50

Sentimento de realização e orgulho tomam conta de mais uma solenidade de Colação de Grau

Na noite de terça-feira, 23 de abril, aconteceu, no Centro de Eventos do Pantanal, a cerimônia de Colação de Grau dos cursos superiores do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva.

Após muitos desafios, chegou a tão esperada outorga de grau e, durante o evento, não houve quem conteve a emoção. Além dos familiares, amigos e graduados, a cerimônia teve também a participação do reitor do IFMT Júlio César dos Santos, do diretor-geral do campus Alceu Cardoso, dos diretores e dos professores dos cursos.

A solenidade reuniu formandos dos cursos superiores de Secretariado Executivo, Turismo, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Automação Industrial, Construção de Edifícios, Controle de Obras, Redes de Computadores, Sistemas para Internet e Licenciatura em Educação Física.

Agora formados e em posse de seus diplomas, os profissionais estão mais que prontos para ingressar no mundo do trabalho ou crescer profissionalmente. Segundo o reitor Júlio César, esses resultados são fruto do papel de todos que acreditaram e acreditam na educação brasileira. "É motivo de grande orgulho para nossa instituição, a união de esforços de inúmeros profissionais dedicados, comprometidos com a educação e com a melhoria da vida das pessoas, todos os professores, técnicos e colaboradores tornam momentos como esse possíveis”, destaca.

Para a oradora Victoria Tapajós, graduada em Secretariado Executivo, que discursou em nome dos estudantes, a formatura simboliza um novo começo. “É a conclusão de uma etapa muito importante. Demorou um pouquinho, talvez para outros mais do que para mim, mas é um ciclo de uma largada que a gente deu há muito tempo e agora vem muito por aí”.

“A jornada é feita por pessoas, apesar de nós sermos os protagonistas, os formandos, todo mundo que está aqui, contribuiu para nossa caminhada, então a conquista é de todos, não só nossa”, ressalta Victoria, que finaliza com um agradecimento especial às suas professoras, patronesse Amarilia da Silva, paraninfa Rosaria Ormond e tantos outros que passaram pela sua trajetória. “O IFMT é um poço de excelência, além de respeitá-las profissionalmente, nós também as admiramos como pessoas, pois são maravilhosas. Assim como o professor Figueiredo, Vicente, professor Breno, Rothschild, que são referência, mas é difícil até de elencar alguns porque são todos excelentes”.

A palavra que mais representa o momento para Jamila Queiroz, graduada do curso de Turismo, é Resiliência. “Enfrentamos muitos desafios. No meu caso, a pandemia foi um período crítico, tivemos que lidar com a questão do ensino remoto e não conseguimos realizar todas as visitas e viagens técnicas planejadas de início, mas isso de maneira alguma tira o brilho desse momento. Tudo pra gente foi batalhado, mas chegamos até aqui! Agora o foco é continuar progredindo e se especializando cada vez mais”, ressalta.

Dessa mesma forma foi para Jonas Pereira da Silva, graduado no curso de Sistemas e Tecnologia para a Internet, que encarou turbulências, mas não desistiu. “É uma realização pessoal. Eu perdi um irmão muito amado, que me incentivou muito nessa área de TI, e também me incentivou muito a terminar o curso, foi um incentivo duplo, não estaria onde estou sem ele, por isso esse diploma também é em homenagem a ele”, conta.

Já para o diretor-geral professor Alceu Cardoso cerimônias como essa reforçam o compromisso da instituição com a educação e, acima de tudo, com as pessoas. “Eu quero agradecer aos trabalhos dos técnicos-administrativos, dos professores, estagiários e colaboradores. Tenho muito orgulho de ser servidor público. Poder acompanhar a jornada de cada um é uma honra. Juntos somos fortes e desejo aos, agora, formados um futuro brilhante e repleto de sucesso. O IFMT estará sempre de portas abertas, seja como servidores da casa, visitantes ou alunos novamente. O tchau é apenas um até a próxima!”, conclui.

Texto por Gustavo Peterle

Imagens por Eduardo Santos