Campus Cuiabá Octayde promove aulas/lives de Educação Física. Confira

Publicado por: Campus Cuiabá / 9 de Setembro de 2020 às 06:00

Campus Cuiabá Octayde promove aulas/lives de Educação Física. Confira

Os professores de Educação Física do IFMT, campus Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva, Larissa Kawashima, Fabíula Novelli, Marcos Godoi e Marcelo Alexandre, que atuam nos cursos Técnico em Eventos e Técnico em Secretariado estão organizando diversas lives relacionadas aos conteúdos ministrados durante as aulas.

Estas atividades são realizadas por meio do Regime de Exercício Domiciliar –RED e estão sendo transmitidas pelo Google Meet para os estudantes do IFMT e, também, na página do facebook\Licenciatura em Educação Física-IFMT. Os  vídeos também estão disponíveis no YouTube. Para assistir acesse AQUI.

Com essa iniciativa além dos alunos outras pessoas poderão ter acesso ao conteúdo das aulas. É uma forma de democratizar os conhecimentos e abrir nossas aulas ao mundo, explica o professor Marcelo Godoi. A atividade tem o apoio dos coordenadores dos cursos Técnico em Eventos, Técnico em Secretariado e da coordenadora da Licenciatura em Educação Física.

Já foram realizadas três aulas/lives, confira abaixo. A próxima acontecerá no dia 9 de setembro, quarta-feira, ás 18h e contará com os convidados Maria Julia, jogadora da equipe juvenil de voleibol de São Caetano-SP; Selma Lopes, do Instituto Desportivo da Criança e do programa social Vôlei Kids; e a jogadora da seleção brasileira de voleibol e pentacampeã mundial, Carol Gattaz.

A ideia principal é discutir as diferentes dimensões do esporte (educacional, de lazer e de competição) e também como o esporte pode contribuir na formação dos jovens, sob diversos ângulos. Este conteúdo faz parte da ementa da disciplina de Educação Física dos 1º anos dos cursos de Técnico em Secretariado e Técnico em Eventos do IFMT.

Godoi destaca que a expectativa e de que as aulas despertem o interesse de nossos estudantes pelas práticas esportivas, seja o esporte educacional, mas também que possam integrar esta prática ao longo de suas vidas, nos momentos de lazer ou até mesmo no âmbito profissional e de rendimento.

Além dos tema A importância do esporte na formação dos jovens, outros assuntos serão abordados nas aulas/lives como: Técnicas alternativas e meditação; Educação Física e desporto paraolímpico;  Esportes de outras culturas e países; e Lutas, entre outros.

Aulas/lives já realizadas:

- Tema: O que podem os corpos em tempos de pandemia: saúde, vulnerabilidades e resistências, com os palestrantes Marcos Terena (liderança indígena), Julianne Caju (Jornalista e mestre em Educação) e Moisés Lopes (UFMT, Doutor em Antropologia) - dia 26 de junho de 2020. Link de acesso Youtube: https://youtu.be/MqPtGmxMqDM

- Tema: Quem dança a dança? Trajetórias artísticas e enfrentamentos, com a participação das professoras Camila Monteiro e Amanda Lima, ambas da cidade de Ribeirão Preto-SP. Outra aula/live - dia 28 de agosto de 2020. Link de acesso Youtube: https://youtu.be/q7lqMSa0Ci0

- Tema: A importância do esporte na formação dos jovens, com Fabiano Souza, ex-jogador de basquete que iniciou nas escolas de treinamento do IFMT e que jogou na liga universitária dos Estados Unidos; Sávio Albuquerque, estudante do curso de Licenciatura em Educação Física do campus Cuiabá, organizador do grupo “Bike Run”, que promove a prática do ciclismo e o nadador da seleção brasileira e bicampeão dos Jogos Pan-americanos, Felipe Lima.